Por Rodrigo Bueno

publicado em Curiosidades

Os gatos costumam ter um comportamento bem diferente de outros animais de estimação, como os cachorros. E um destes hábitos que pode parecer bem estranho é o ato de “afofar” as coisas com as suas patas. Este ato geralmente é chamado pelos donos como “amassar o pão” e não é exclusivo dos gatos domésticos, uma vez que outros felinos também costumam fazer isso.

Por que gatos “amassam pãozinho” com as patas?

A principal característica deste tipo de movimento é quando os gatos começam a abrir e fechar os dedinhos da patinha de uma forma ritmada. E, de acordo com os especialistas, este é um movimento feito geralmente quando o gato está relaxado. Este é um hábito herdado dos ancestrais e que pode ser observado até mesmo nos gatos filhotes.

Quando eles são muito pequenos e ainda estão tomando o leite da mãe, estes gatos geralmente acariciam a barriga dela como uma maneira de demonstrar que está com fome e pronto para receber o leite materno.

Por que gatos “amassam pãozinho” com as patas?

O movimento, acompanhado dom ronron dos gatos também pode indicar que ele está querendo, naquele momento, de um pouco mais de atenção. Quando são filhotes, estes dois comportamentos realmente significam que os filhotes estão pedindo que as mães fiquem quietas enquanto eles se alimentam.

Quando eles fazem este tipo de coisa nos humanos, estão replicando basicamente o comportamento que eles possuem com suas mães, emulando um momento no qual eles se sentem relaxados e confiam na pessoa. Por isso, sempre pode ser considerado como um bom sinal quando os felinos amassam uma pessoa com suas patinhas.