Fofuxo.com

Estudo afirma que gatos podem ser tão inteligentes quanto os cães

Gatos foram testados em diferentes situações.

A grande maioria das pessoas acreditam que os cães são mais inteligentes do que os gatos, na eterna comparação entre estes dois animais que estão sempre disputando um espaço no coração dos humanos. Mas alguns estudos mais recentes podem comprovar que os gatos acabam conseguindo ser tão inteligentes quanto os cães, nas mais variadas situações.

Estudo afirma que gatos podem ser tão inteligentes quanto os cães

Uma pesquisa foi realizada recentemente e fez diversos testes de comportamento e de reação dos gatos em algumas situações. Esta pesquisa levou em consideração uma amostra de 49 gatos, sendo todos eles domésticos, para tentar entender como funciona a memória dos felinos.  E uma das conclusões que se chega é o fato de que os gatos acabam tendo basicamente a mesma memória dos cães, chamada de episódica.

A chamada memória episódica pode classificada como uma memória de eventos, ou seja, quando os animais conseguem se lembrar, de forma consciente, de alguma coisa que teria acontecido com eles e que marcou sua vida de alguma forma, como quando eles comem um alimento saboroso, por exemplo.

Consciência

A líder da pesquisa, Saho Takagi, da Universidade de Kyoto, afirma que os felinos conseguem acessar estas memórias de uma forma bastante parecida com os cachorros, o que também acaba sendo bastante parecido com os humanos, sendo que os últimos conseguem acessar as memórias de uma forma consciente.

Para provas que os felinos conseguem acessar estas memórias, os cientistas usaram quatro tigelas de comida para testar - num intervalo de 15 minutos - a capacidade de 49 gatos domésticos de se lembrarem daquela em que já haviam comido e quais não haviam sido tocadas.

Estudo afirma que gatos podem ser tão inteligentes quanto os cães

Os resultados destas pesquisas provaram que os gatos conseguem descobrir o que haviam feito e onde tinham se alimentado, comprovando que esta memória episódica realmente existe entre os felinos. Na continuação da pesquisa, os cientistas comprovaram que grande parte dos gatos conseguiram lembrar do que tinham feito mesmo depois de 15 minutos.

Jogos mentais

Os pesquisadores também fizeram espécies de jogos mentais com cães e gatos, para saber como eles conseguiam se sair. O resultado foi praticamente um empate em diversas das habilidades e competências testadas, incluindo resposta a gestos humanos, expressões faciais e emoções.

Postado em .


Pela Web

Comentários