Por Rodrigo Bueno

publicado em Curiosidades

Existem muitas discussões sobre o quão benéfico ou prejudicial pode ser para os humanos dormir na mesma cama que seus cachorros. Existem muitas casos nos quais os pets que vivem dentro de casa acabam ficando na cama com os seus donos. Já existem aquelas pessoas que ainda não gostam muito dessa ideia, especialmente em relação a limpeza e higiene dos pets de uma forma geral.

Estudo afirma que dormir com cão pode aliviar dores

Um estudo recente feito pela Universidade de Alberta, no Canadá, pode acabar servindo como uma boa desculpa para os humanos que realmente querem dormir ao lado do seu cachorro, na própria cama. De acordo com os estudos, este é um hábito que pode trazer alguns benefícios para as pessoas, incluindo a melhora em dores crônicas.

O estudo feito pela equipe canadense não é considerado como algo conclusivo, já que ainda não foi revisado por outros acadêmicos que pesquisam na mesma área, mas seus dados possuem credibilidade, já que realmente foram obtidos a partir de uma pesquisa que seguiu as metodologias comuns na área.

Estudo afirma que dormir com cão pode aliviar dores

A pesquisa foi conduzida entre 2018 e 2019, pela pesquisadora Cary Brown, do Departamento de Medicina de Reabilitação da instituição universitária do Canadá. A pesquisadora queria entender como a presença dos cães na cama afeta as dores crônicas dos tutores. Nas entrevistas que foram feitas com os pacientes, os pesquisadores identificaram alguns padrões:

  • os tutores gostam do contato físico com os cachorros;
  • a presença do cão na cama propicia o relaxamento – músculos descontraídos exercem menor pressão sobre as articulações;
  • alguns tutores sentem-se ansiosos por estarem sozinhos à noite. A presença ostensiva dos cachorros elimina esse fator de medo, estresse e contração irregular dos músculos.

Com isso, os donos de cães acabam se sentindo, na sua grande maioria, seguros e confortáveis ao dormir com um cachorro ao lado. A ansiedade, de uma forma geral, acaba sendo reduzida, o que faz com que essas pessoas consigam ter uma melhor qualidade de sono, o que traz uma série de benefícios de uma forma geral.

Com base nesta pesquisa, os pesquisadores apontaram as seguintes vantagens de ter o cachorro dormindo na mesma cama:

  •     proporciona sensação de segurança, relaxamento e conforto;
  •     alivia o estresse e a ansiedade;
  •     ajuda nas terapias de controle da depressão;
  •     fortalece os vínculos com os peludos;
  •     deixa a cama mais quente.