Que os cachorros contam com inúmeras qualidades e atributos diferenciados, todo mundo sabe. Mas, cada vez mais estudos são feitos e descobrem outras habilidades dos nossos animais de estimação. Uma pesquisa feita recentemente e afirma que os cães podem ser excelentes detectores de mentira.

Estudo afirma que cachorros podem reconhecer pessoas mentirosas

De acordo com os dados que foram revelados junto com a pesquisa da Universidade de Kyoto, no Japão, e que foi recentemente publicada na revista Animal Cognition, os fofuxos podem ter a habilidade de descobrir se um determinado humano está ou não mentindo.

Para conseguir fazer essa afirmação, foram feitos diversos experimentos, compostos por três fases diferentes. Na primeira delas, um grupo de humanos indicava ao cachorro onde havia comida escondida. Na segunda parte, outros participantes apontavam para uma vasilha vazia. E, na última, o participante que mentia voltava a indicar um recipiente, que desta vez continha comida.

O resultado mostrou que os cachorros conseguiam perceber qual era o humano que estava mentindo, e simplesmente não obedeciam ao seu comando.

Estudo afirma que cachorros podem reconhecer pessoas mentirosas

Ainda não se sabe ao certo quais seriam as habilidades utilizadas pelos cachorros para conseguir identificar os mentirosos, mas existem alguns indícios. Os responsáveis pelo experimento afirmam que eles basicamente conseguem utilizar sua experiencia registrada até aquele momento para perceber quem estaria mentido.

O responsável pela pesquisa, Akiko Takaoka, afirma que a inteligência social dos cachorros é muito mais evoluída do que pensávamos. Tudo indica que este é um sinal da evolução seletiva feita através dos diversos anos de convivência destes animais com os humanos.