Por Rodrigo Duarte

publicado em Curiosidades

Muitas pessoas já ouviram falar na famosa erva do gato, ouvindo vários boatos de que, inclusive, ela pode deixar os felinos completamente fora de sí, com o comportamento alterado e também deixando o seu gato viciado. Mas diversos especialistas e veterinários afirmam que esta é uma erva, que em alguns casos, pode fazer bem ao felino.

Erva de Gato

Mas antes vamos entender melhor o que é a famosa erva do gato.

O que é?

A erva de gato na verdade é o nome popular dado pela erva que se chama catnip, que é da mesma família das hortelãs. Segundo especialistas, estas ervas é nativa da Europa e da Ásia, sendo posteriormente levada para os Estados Unidos e para o Japão. Depois disso ela também acabou chegando na América do Sul.

A erva acabou ficando conhecida como erva do gato depois que as pessoas perceberam que os felinos tinham uma queda para comer esta erva. As pessoas que observavam o comportamento dos animais também viam que a erva poderia alterar os instintos dos felinos, não apenas dos gatos, mas também de leões, pumas e onças.

Especialistas dizem que quando o gato come a erva, na verdade ele está reagindo muito mais ao cheiro da planta, e não necessariamente ao gosto. Este aroma acaba sendo muito atrativo aos felinos. Quando eles se aproximam desta erva, eles tendem a rolar por cima da erva, mastigar e também esfregar seu corpo na erva. Mas na verdade eles não estão fazendo isso porque estão com seu estado de consciência alterado, mas sim para liberar mais aroma.

Utilização

Como o aroma da erva do gato atrai o felino, muitos donos passam a usar pequenas quantidades, ou aromas artificiais que simulam o efeito da erva, para atrair o felino para determinado local. Por exemplo, ao colocar a essência em um arranhador, o felino passa a arranhar aquele objeto ao invés de arranhar móveis.

Faz mal?

Veterinários explicam que a erva não faz mal ao gato, se usada em pequenas quantidades. Ele não ficará viciado, mas sempre vai procurar o local onde estiver exalando o aroma da planta. Além disso, a utilização da erva do gato não causa qualquer dependência ou efeito colateral.