Por Rodrigo Bueno

publicado em Curiosidades

O que sempre foi considerado como algo presente somente nos filmes de ficção científica, especialmente aqueles que mostram um futuro repleto de seres não-biológicos, está mais perto de realmente se tornar uma realidade no dia a dia das pessoas. Uma empresa anunciou recentemente o lançamento de um novo modelo de cão robô, desta vez mais rápido do que os que foram apresentados até o momento.

Empresa lança cachorro robô mais rápido do mundo

De acordo com as informações que foram divulgadas pela chinesa Unitree Robotics, em breve será lançado nas lojas um novo modelo de cachorro robô, chamado de Unitree Go1. A ideia é de que ele realmente consiga fazer companhia para os humanos, além de ajudar as pessoas em algumas tarefas do dia a dia, como carregar peso.

A chines afirma que o modelo é um robô que conta com quatro apoios e que pode ser considerado atualmente como o mais rápido do mundo, podendo chegar a uma velocidade de 17 km/h.

No vídeo de demonstração divulgado pela empresa, o robô aparece fazendo algumas das atividades para as quais ele acabou sendo projetado. O cão robô pode acompanhar uma pessoa durante uma corrida por exemplo, ajudando a carregar as garrafas de água. O vídeo também mostra quer o robô também pode ser útil para carregar as compras do supermercado.

Empresa lança cachorro robô mais rápido do mundo

Juntamente com todas as articulações que ajudam ele a chegar a essa velocidade, o robô também conta com uma série de outras tecnologias, como um sensor para que ele consiga encontrar onde o seu dono está. Assim ele consegue acompanhar a caminhada ou a corrida da pessoa, sempre ficando ao lado do humano.

A ideia desta empresa é realmente encontrar funcionalidades para este tipo de dispositivo que possam ser utilizadas pelas pessoas comuns, diferentemente de outras iniciativas, como da Boston Dynamics, que pensa no cão robô para aplicações industriais e até mesmo militares. O preço estimado é de US$ 2,7 mil, cerca de R$ 13 mil.