Fofuxo.com

Qual a diferença entre American Staffordshire Terrier e Pit Bull?

Muita gente confunde essas duas raças. Entenda quais as diferenças, padrões de cor, tamanho e peso.

Muitas pessoas ficam confusas sobre esse assunto, já que a primeira vista os dois cães são bastante semelhantes. Porém, o American Staffordshire Terrier (Amstaff) e o American Pit Bull Terrier (APBT) possuem diversas diferenças e seguem caminhos diferentes por causa das competições e exposições que as raças participam.

Qual a diferença entre American Staffordshire Terrier e Pit Bull?

Para entender melhor as principais diferenças entre Staffordshire e Pit Bull, conversamos com o criador Luiz Nogueira Junior, dono do canil Toca do Jalapão. Confira o que descobrimos!

Apenas uma raça é reconhecida pela FCI

Esse assunto é considerado como a principal diferença entre essas duas raças, segundo Luiz. Acontece que o American Staffordshire Terrier é reconhecido pela Federação Cinológica Internacional (FCI), mas isso não se aplica aos Pit Bulls.

Outro ponto é que, para o Pit Bull, existem vários padrões diferentes adotados por cada entidade, entre elas a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia), UKC (United Kennel Club) e ADBA (American Dog Breeders Association). Justamente por cada uma delas adotar uma restrição diferente, não existe um padrão único para os Pit Bulls, tornando-os uma raça miscigenada.

Padrões físicos: tamanho e cores da pelagem

Apesar de serem muito parecidos à primeira vista para quem é leigo no assunto, Luiz Nogueira Junior afirma que os criadores conseguem identificar mais facilmente a diferença física entre o Amstaff e o Pit Bull. Por exemplo, confira o que dizem os padrões da CBKC.

American Staffordshire

  • Padrões de cor: qualquer cor é permitida, independentemente se tem manchas ou não. No entanto, deve-se evitar que o cachorro tenha 80% do seu corpo nas cores branco, fogo, fígado ou preto.
  • Tamanho/Peso: a altura e o peso devem estar em proporção. Uma altura de mais ou menos 46 a 48 centímetros na cernelha (região que vai do pescoço ao chão) para os machos e 43 a 46 centímetros para as fêmeas é considerada preferível.
Cão Tche, do canil de Luiz Nogueira Junior, é um exemplar da raça American Staffordshire Terrier. Fonte: Canil Toca do Jalapão

Pit Bull

  • Padrões de cor: o Pit Bull é uma raça classificada como Grupo 11, que são raças não reconhecidas pela FCI. Portanto, qualquer cor ou combinação de cores são aceitas, sendo menos indicado o padrão merle (manchado).
  • Tamanho/Peso: o American Pit Bull Terrier é um cão que deve ser ágil, o que requer uma proporção exata entre altura e peso. O macho adulto deve ter entre 15,87 kg e 27,21 kg. Já a fêmea, entre 13,60 kg e 22,67 kg.
Pit Bull
Fonte: Mundo das dicas

Temperamento

Ambos descendem da mesma família de cães Bull e Terrier. Porém, os American Staffordshires passaram a ser criados como cães de companhia, assim como para participar de concursos e exposições. Por outro lado, infelizmente, os Pitts seguiram para as rinhas (atividade que já é proibida em diversas partes do mundo) e provas funcionais.

Por isso, alguns Pit Bulls ainda são mais arredios e agitados, enquanto o Amstaff é mais brando, às vezes intolerante com outros cães. Contudo, isso não é uma regra já que ambas as raças são alegres, divertidas e muito leais aos seus donos.

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre essas raças. Confira outras dicas e comportamento sobre o mundo dos cães com nosso site, o Fofuxo!

Postado em .


Pela Web

Comentários