Fofuxo.com

Curiosidades cães e gatos parte 1

Algumas das curiosidades que mais me perguntam na clínica veterinária sobre cães e gatos

Curiosidades cães e gatos parte 1

Frequentemente as pessoas me perguntam curiosidades sobre seus bichinhos, pensando nisso resolvi reunir algumas curiosidades que serão divididas em 2 posts.

1. “Só falta falar”

Chaser

A maioria dos apaixonados por cães costumam falar frequentemente que seu amigo só falta falar, admirados pela inteligência e o quanto eles parecem nos entender muitas vezes. Chaser é a border collie atualmente conhecida como a cachorra mais inteligente do mundo, pois aprendeu o nome de 1022 de seus brinquedos. Através de técnicas de repetição, Chaser foi treinada a ir buscar determinado brinquedo quando falavam seu nome próprio.

Outra cachorrinha famosa por ser inteligente é a Sofia, cachorrinha treinada desde filhote por Alexandre Rossi o famoso Dr. Pet. Seu treinamento virou tese de mestrado, que através de um teclado sonoro como diferentes texturas e cores, marcadas com sinais que correspondiam a várias necessidades como “água”, “comida”, “brinquedo”. Através desses sinais a cachorrinha conseguia se comunicar mostrando seus desejos e necessidades.

2. Qual a idade do meu cão/gato comparado ao ser humano???

Existem mitos sobre a comparação da idade dos cães e gatos em relação ao homem, isso não é possível estimar exatamente, pois na verdade quanto menor o porte do cão, mais tempo ele vive, pois a degeneração de seus órgãos demora mais para acontecer.  

Já os gatos envelhecem mais rápido nos primeiros 2 anos de vida, chegando ao que seriam os 15 anos nossos e depois disso envelhecem 4 anos nossos por ano deles. Isso vária também se o gato fica dentro de casa ou não, os gatos que vivem fora de casa envelhecem até 2 anos a mais dos que que ficam dentro.

O Cão que viveu mais no mundo, foi um labrador retriever negro no Reino Unido, que chegou a completar 29 anos. Já a gata que mais viveu é do País de Gales, chamada Lucy com 39 anos.

Idade cães e gatos

3. Como cães e gatos enxergam?

Cachorro de óculosCães se comparados a humanos possuem só 10% das células da retina, chamada de “cones” que são responsáveis pela visão em cores. Os cães enxergam a cor violeta e amarelo-esverdeado na presença de vermelho, de verde, de amarelo e de laranja, por exemplo. Sendo assim, entre uma bola azul e uma vermelha em um gramado, o cão possivelmente terá mais facilidade para encontrar a azul. Em ambientes com pouca luz os cães enxergam melhor do que as pessoas. Fazendo uma comparação os cães enxergam semelhante a uma pessoa de 60 anos sem óculos! 

Já os gatos, também enxergam mal, na sua maioria não vê as cores vermelho e verde e são mais sensíveis ao azul e ao amarelo. Conseguem enxergar muito bem a noite e são capazes de detectar movimentos rapidamente.

Felizmente eles não precisam de uma visão rica em detalhes para as suas atividades diárias: correr, brincar, coçar, dormir, comer, pois não precisam ler, dirigir e fazer tricot, não é mesmo?

4. Cães e Gatos Ouvem mais que humanos?

cachorro ouvindo foneSim. Os gatos ganham, pois sua audição alcançam 65 kHz, depois o cães 45 kHz e nós humanos atingimos 20 kHz. Gatos podem até se retirar de locais que o som esteja muito alto, pois "o barulho" os incomodam muito. Apitos silenciosos para cães chegam a uma frequência de 16 kHz, que podem ser imperceptíveis para nós, mas para eles podem incomodá-los. Não coloquem fones ou telefone no ouvido do seu bichinho, isso poderá até machucá-los.

Existem animais que já nascem surdos, o que é muito comum em dálmatas e em gatos de um olho de cada cor. A audição dos bichinhos pode ser perdida com o tempo, você consegue perceber isso quando chamar o animal e ele não atender, quando ele leva sustos ao ser tocado, podendo às vezes até ser agressivo quando for assustado.

Fontes: Manual do proprietário do gato e cachorro, Revista Superinteressante e www.oftalmologiaanimal.com.br

Patrícia Maíra Paulino M.V. Patrícia Maíra Paulino • CRMV-SP 27889
Médica Veterinária • Pós-Graduada em Dermatologia Veterinária

Atualmente atende exclusivamente Dermatologia de pequenos animais em hospitais e clínicas veterinárias.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários