Uma das características sociais mais notáveis dos cães em relação aos humanos está diretamente relacionada a sua lealdade. Ao longo da história, os cachorros conseguiram se aproximar tanto das pessoas justamente por ser um companheiro realmente ímpar dentro do mundo animal.

Confira 4 casos de cães que realmente surpreenderam pela sua lealdade:

Hachiko

Curiosidades: 4 cães leais registrados ao longo da história.

Este foi um caso que acabou se tornando bastante famoso, ainda mais depois de ter se tornado um filme de sucesso. Ele era um cachorro Akita e seu dono era um professor japonês. Acabou se tornando um habito que o cachorro esperasse o seu dono na estação de metro, de onde ele saia todos os dias, na mesma hora. Mas, um dia, seu dono simplesmente não voltou. Ele morreu devido a uma hemorragia cerebral. O cachorro continuou indo todos os dias até a estação, esperando pelo seu dono, por anos. O cão acabou morrendo, e os moradores locais fizeram uma estátua para ele.

Waghya

O cachorro era o animal de estimação de um rei indiano. Chamado Maratha Chhatrapati Shivaji. Quando o rei morreu, seu corpo foi levado para cremação. Ao perceber que as pessoas estavam colocando o corpo morto do seu dono na pia funerária, ele pulou junto e morreu queimado.

Ruswarp

Curiosidades: 4 cães leais registrados ao longo da história.

O cão e seu dono eram amigos inseparáveis, e moravam perto das montanhas galesas. Um dia ambos desapareceram durante uma escalada no local. Quase três meses depois encontraram o corpo do humano morto, e o cachorro estava em guarda, ainda vivo, ao lado. Apesar de estar fisicamente esgotado, o cachorro chegou a ser resgatado com vida, mas acabou morrendo logo depois do funeral do seu dono.

Zander

O dono deste cachorro, morador de Nova York, ficou internado durante diversos dias em um hospital. Cansado de esperar em casa, um dia o cachorro simplesmente fugiu e conseguiu chegar ao hospital, que ficava há mais de 3 km de distância da casa. Curiosamente, Zander nunca tinha visitado o hospital antes, mas mesmo assim conseguiu achar o caminho. Um funcionário do hospital viu o cachorro e notou que ele contava com uma coleira onde estava escrito o nome de John. Após isso, ele prontamente informou o dono sobre a presença de Zander, que obviamente ficou muito contente. O mistério de como Zander conseguiu encontrar o hospital continua até hoje sem solução.