Fofuxo.com

Criando caminhos alternativos para os gatos

Portinholas podem ajudar os felinos a trem mais liberdade de ir e vir.

Os gatos são animais extremamente independentes, isso a grande maioria dos donos já estão acostumados. E uma das características dos felinos é que eles não costumam se sentir muito a vontades quando estão presos em um determinado lugar por muito tempo. Para eles, é muito importante conseguir ir e vir com naturalidade.

Criando caminhos alternativos para os gatos

O problema é que nem sempre os donos podem ficar abrindo e fechando as portas para que os gatos entrem. E muitos são os felinos que ficam extremamente irritado com o fato de não conseguirem ir de um lugar para o outro porque existe uma porta entre eles. A tendência é a de que algumas raças comecem a arranhar as portas, principalmente se elas forem de madeira.

Para conseguir dar mais liberdade para os gatos, a dica é instalar uma portinhola que permita com que o felino entre ou sai de um determinado espaço com mais liberdade e sem que o dono precise intervir o tempo todo ou que a porta fique aberta.

Escolhendo a portinhola

Hoje em dia é reativamente fácil encontrar uma portinhola para vender, especialmente nas grandes cidades. Pet Shops já vendem este tipo de produto, inclusive oferecendo, ema alguns casos, a instalação da mesma na porta ou na parede da sua casa.

Existem opções que podem ser instaladas na porta da rua da casa, permitindo que o gato saia e entre sozinho. Mas também existe a possibilidade de instalar a portinhola dentro de casa, entre uma peça e outra, para que ele possa entrar dentro do quarto, doe escritório, de qualquer lugar.

Acostumando o gato

Criando caminhos alternativos para os gatosGeralmente os donos não vão enfrentar qualquer dificuldade para que o gato comece a aprender a usar a portinhola, sendo que geralmente eles costumam aprender sozinhos. Principalmente quando estamos falando dos mais jovens, eles rapidamente conseguem descobrir a passagem e assim já não precisam mais depender de toda porta aberta.

Alguns gatos mais velhos podem ter um pouco mais de dificuldade ou de resistência para conseguir começar a usar a portinhola. Mas existem algumas dicas para acostumar o seu amigo felino. Deixe a portinhola aberta e estimule o gato a passar por ela. Para isso, basta ficar no outro cômodo com a porta aberta e oferecer algum petisco ou alimento para que ele passe por ali.

Assim que o gato começar a passar pela portinhola aberta sem ficar acuado, basta soltar um pouco mais, deixar que ela caia somente um pouquinho, para que o gato acostume. É importante deixar que a porta encoste nele com cuidado para que ele saiba que isso não vai representar nenhum risco.

Rapidamente ele vai começar a abrir a portinhola sozinho.

Tecnologia

Para as pessoas que estão mais preocupadas com a segurança e estão disposta a investir mais dinheiro, a dica é comprar portinholas que abram apenas com a identificação de uma chave magnética, que pode ser presa na coleira do seu gato. 

Postado em .


Pela Web

Comentários