Por
publicado em Curiosidades
Se você possui um ou mais animais de estimação na sua casa, compra apenas ração e alimentos específicos para os animais, leva eles para tomar banho no Pet shop, no inverno compra uma roupinha para que o seu amigo não passe tanto frio assim e compra alguns petiscos para agradar o pet, você não está sozinho. O Brasil já é considerado como o segundo maior mercado animal do planeta.
O setor está em franca expansão por aqui e perde atualmente apenas para os Estados Unidos. E muitos empresários estão cada vez mais de olho neste mercado, especialmente os que preferem a modalidade de negócios de franquia.
Números promissores
Os números não deixam dúvidas: a nicho de animais, especificamente de pets, é uma excelente escolha para investidores que estão pensando em abrir uma empresa. E não é apenas hoje, as pesquisas demonstram que o mercado vai crescer ainda cerca de 8,3% este ano, e não existe o menor indicativo de que este ritmo de crescimento vá diminuir consideravelmente nos próximos anos.
Para se ter uma ideia do que estamos falando, um relatório publicado pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET) prevê que o montante de dinheiro que circule neste segmento fique em torno dos R$ 15,4 bilhões.
São dois os grandes responsáveis pelo aumento considerável no mercado de pets no Brasil: O aquecimento da economia como um todo, onde os brasileiros estão ganhando mais e conseguindo dedicar parte do dinheiro para atividades que antes não conseguia, e também o número de pets no Brasil. A estimativa é de que em nosso País existam 100 milhões de pets. Destes, 37,1 milhões são cachorros e 21,3 milhões são gatos.
Opções de negócios
O sistema de franquias também cresce no Brasil, tanto em demanda quanto na quantidade de empresas que oferecem este tipo de modelo de negócios. Apesar do dono de uma franquia ter que dividir parte dos lucros e também ter que arcar com algumas taxas referentes a utilização da marca, em muitos casos o sistema de franquias é interessante pois trata-se de um negócio já experimentado, o que diminui o risco para os empresários.
Atualmente diversas empresas começaram a oferecer o sistema de franquias. Desde Pet shops, passando pelos serviços de adestramento, os planos de saúde para animais e até as chamadas boutiques pets, onde os donos encontram artigos de luxo para os seus amigos de estimação.
Ao analistas da área acreditam que o mercado ainda é dominado basicamente pelas pequenas empresas, como as pet shops de bairros. Mas com o crescimento da demanda, cresce também o nível de exigência dos clientes em relação aos serviços, e sistemas de franquias são amis eficientes na hora de adequar seus modelos para atender este perfil de consumidor do que as empresas menores.
Mesmo assim, para quem gosta de animais e quem pretende abrir um negócio em breve, este é um setor que pode ser garantia de sucesso.