Por Rodrigo Bueno

publicado em Curiosidades

O universo das raças de cachorros é bastante vasto e conta com uma organização que muitas vezes as pessoas entendem. Além das pesquisas cientificas que são feitas com os cães, como são feitas com qualquer outro animal, o que realmente define uma raça pura é a decisão de algumas organizações de cinofilias espalhadas pelo mundo.

Os critérios para que uma raça seja reconhecida de forma oficial são variados. Mas essa decisão acaba se concentrando, na maioria dos casos, em duas das mias famosas organizações dedicadas à cinofilia pelo mundo: a American Kennel Club (AKC), dos Estados Unidos, e a Federação Cinológica Internacional (FCI) que, como o nome indica, abrange todo o mundo.

Seguindo as regras da FCI, que são as mais famosas e aceitas pelo mundo, confira algumas raças que não são reconhecidas internacionalmente:

American Pit Bull Terrier

Conheça algumas raças de cachorros que não são reconhecidas internacionalmente

Essa é uma raça de origem americana e que não foi reconhecida oficialmente pela FCI. Além disso, essa acabou se tornando uma das raças mais polêmicas do mundo moderno, já que foi marcada pelos muitos episódios de violência em que esteve envolvido, sendo até mesmo proibida em determinados países por ser considerada muito agressiva.

American Bully

Conheça algumas raças de cachorros que não são reconhecidas internacionalmente

Mesmo sendo uma raça que tem mais de 100 anos de existência, ela não foi reconhecida oficialmente pelo FCI. Acredita-se que ela tenha se originado pelo cruzamento entre cães Pit Bulls e Buldogues.

Buldogue Campeiro

Conheça algumas raças de cachorros que não são reconhecidas internacionalmente

Essa raça é considerada como original do Brasil, sendo uma variação do Buldogue. Se tornou bastante popular em algumas regiões dos países, como Sul e Centro-Oeste. Mesmo sendo reconhecida pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), a raça não conseguiu atender todos os critérios da FCI.

Alano Espanhol

Conheça algumas raças de cachorros que não são reconhecidas internacionalmente

Este é um cão do tipo molosso, ou Molossóide, que acaba sendo utilizado de uma forma muito rotineira em práticas de captura e também de caça esportiva. A raça foi reconhecida pela Sociedade Canina da Espanha (Real Sociedad Canina de España), mas não conseguiu passar pelo crivo do FCI. Suas origens são o cruzamento de antigos Buldogues ingleses e do já extinto Buldogue Alemão