Por
- Atualizado
publicado em Curiosidades
Quando falamos em cachorros treinados para ajudar pessoas que possuem algum tipo de deficiência a grande maioria acaba pensando nos cães-guias utilizados pelas pessoas que possuem algum tipo de deficiência visual. Mas os animais também podem ajudar outros tipos de pessoas, como é o caso de cadeirantes.
Um projeto muito interessante treina e doa os chamados Cães de Serviço, que são utilizados pelas pessoas que possuem problemas de mobilidade. Chamada “Cão Inclusão”, a iniciativa tem como principal objetivo fazer com que as pessoas conheçam mais sobre estes cães que podem ajudar muito as pessoas que não conseguem se movimentar livremente sem o auxílio de cadeiras de rodas.
A entidade acaba treinando os cães para que eles possam ajudar os cadeirantes, além de promover a doação para os necessitados sem cobrar nada por isso. Este tipo de treinamento específico para os cães ainda não é muito comum no Brasil, mas já está bastante difundido na Europa.
Treinamento árduo
De acordo com os participantes da iniciativa, os cães passam por um treinamento árduo para que os animais passem a ajudar os
cadeirantes, sendo que o tempo médio que pode demorar para que o cachorro esteja pronto para atender uma pessoa com necessidades relacionadas a mobilidade pode chegar a dois anos.
A entidade utiliza as mais modernas técnicas de treinamento para que o cão não se torne apenas um serviçal, mas que também tenha prazer em ajudar o seu dono. Depois dos treinamentos específicos para que os animais consigam ajudar, ainda existe uma outra etapa muito importante no trabalho: a formação das duplas.
O cadeirante só ganha o direito de ter o animal treinado depois que ambos passam por um tempo de adaptação. É necessário que o cão tenha afinidade com as pessoas que vão precisar da sua ajuda.
Conheça mais sobre o trabalho desenvolvido no site da Cão Inclusão.