Se você viajar hoje para a China e passar por alguma pet shop ou centros de vendas de cachorros provavelmente vai se deparar com um animal que vai lembrar muito um urso panda em menor proporção. Você poderá achar até estranho que estes animais possam estar sendo vendidos domesticados, mas não se engane: eles são cachorros sim.

Conheça os cachorros-panda

Trata-se da mais nova mania entre os chineses, a venda de cachorros que são muito parecidos com um urso panda. Algumas pessoas pensam que se trata de uma nova raça que foi criada, mas nada disso. É o bom e velho Chow-chow, um dos cães mais tradicionais da região, que passa por um processo de tingimento específico para ficar com as cores e as listras tradicionais dos ursos pandas.

Vendas disparadas

Conheça os cachorros-pandaNão se sabe ao certo onde esta mania acabou surgindo na China, e tão pouco de quem foi a ideia original de pintar estes cães, que naturalmente já lembram um urso, com as cores dos ursos pandas, mas o fato é que as vendas dispararam e muitas casas de comércio de animais passaram a investir neste segmento.

Alguns donos de lojas de animais afirmam que está difícil de atender a grande demanda de pedidos específicos para este tipo de cão. Além de começarem a faltar filhotes de Chow-chow, também estão faltando tinturas específicas para animais que são utilizadas para criar o efeito de panda nos cães.

Os vendedores afirmam que os principais compradores são membros da classe média do país que estão em busca de um novo cachorro e que desejam investir em um cão bonito e diferenciado, afinal de contas, ter um cachorro de raça também é um sinal de status.