Por
publicado em Curiosidades
A grande maioria dos cachorros conseguem se virar quando acabam lidando com muita água, como dentro de uma piscina ou no mar. Mas a grande maioria das raças domesticadas acabam criando um certo medo da água, até mesmo por não ter muito contato com ela, apenas durante o banho.
Mas existem algumas raças que acabam dando um verdadeiro show dentro da água. Dentre as raças que são conhecidas por realmente terem habilidades mais desenvolvidas na água estão o Labrador, o Golden Retriever, o Braco Alemão e o Pit Bull.
Estes cachorros conseguem mergulhar e pegar objetos dentro da água com uma grande facilidade. Além disso, especialistas confirmam que estas raças acabam desenvolvendo uma capacidade de enxergar melhor de baixo da água, o que facilita os seus movimentos.
Novo esporte
Existem até mesmo alguns esportes aquáticos envolvendo algumas raças de cachorros que estão se tornando muito populares nos Estados Unidos.
Uma delas é o Diving Dog, que consiste em lançar um objeto por cima de uma piscina e fazer com que o animal pule para alcançar ele no ar. Aquele que consegue pular uma distância maior acaba vencendo a competição. Mas este esporte acaba testando muito mais o impulso e o medo que este cão possa a vir a não ter da água do que qualquer outra habilidade.
Outro esporte que está se popularizando é mais focado nestes cachorros que conseguem mergulhar uma distância maior do que as outras raças. O objetivo é que o cachorro consiga mergulhar o mais fundo possível em busca de um determinado objeto.
As provas também acontecem em algumas cidades brasileiras e são feitas por categoria de profundidade, sendo que ela vai aumentando de acordo com o desempenho do cão.
Mas é claro que os praticantes e seus donos não contam apenas com as habilidades das raças. Também é necessário que o cachorro seja treinado o suficiente para conseguir mergulhar com mais segurança e evitar qualquer coisa que pode dar errado.
Além disso, veterinários alertam que cachorros que costumam mergulhar, ou mesmo nadar, com uma certa frequência podem desenvolver problemas nos ouvidos, especialmente inflamações.