Por Rodrigo Bueno

publicado em Curiosidades

Que o Brasil é um país que ainda ama os cachorros isso ninguém pode dúvidas. Mas que gatos e outros pets tenham passado a ter uma certa representatividade nas casas das pessoas, pesquisas indicam que os cachorros estão em maioria. De acordo com dados do IGBE, os cachorros podem ser encontrados em 46% dos lares, o que representa cerca de 52 milhões de cães nas famílias brasileiras.

O IBGE também coletou dados referentes as raças de cachorros preferidas entre os brasileiros. Confira as que fazem parte do top 5:

1º - Vira-lata

Conheça as 5 raças preferidas pelos brasileiros

Não poderia deixar de ser diferente: o famoso vira-lata, que é todo aquele cachorro que não pode ter uma data definida com previsão, é o grande preferido dos brasileiros. Um levantamento feito pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), chamado de Radar Pet, mostrou que 42% dos cachorros de estimação são os vira-latas, o que também explica sua grande represe4ntativdade.

2º - Poodle

Indo para os cães de raça, este pequeno também é um dos preferidos dos brasileiros, especialmente da população mais idosa que mora sozinha. Esta também é uma das raças consideradas como mais inofensivas para as pessoas em termos de reações alérgicas.

3º - Yorkshire

Conheça as 6 raças preferidas pelos brasileiros

Uma das raças que ganhou espaço na casa dos brasileiros nos últimos anos e também se tornou uma das grandes queridinhas das celebridades internacionais. A raça é de origem inglesa, mais precisamente do condado de Yorkshire.

4º - Buldogue Francês

Essa se tornou uma das principais variantes dos buldogues no Brasil. Sua origem é incerta, mas a história mais aceita é a de que seria o resultado de cruzamentos entre buldogues com terrier boules, na França. Trata-se de uma espécie considerada muito brincalhona e também bastante rápida.

5º - Shih Tzu

Outro exemplar que ganhou popularidade especialmente como cão de companhia, já que é de pequeno porte e se adapta facilmente a um estilo de vida mais tranquilo. Ele é originário da China e existe uma lenda que afirma que estes pets eram reencarnações de antigos deuses chineses.