Por Rodrigo Duarte

publicado em Curiosidades

Os cachorros acompanham de perto os humanos a centenas de anos. Essa relação acabou se tornando benéfica para as duas espécies. Se hoje os cães vão vistos basicamente como animais de companhia ou que oferecem uma camada extra de segurança, os cães já foram vistos como uma importante força de trabalho.

Mas essa relação também acabou contribuindo para o surgimento e para o desaparecimento de uma série de raças diferentes de cães. Conheça algumas raças que ficaram para trás na história da evolução canina:

Turnspit – Reino Unido

Conheça 4 raças de cachorros que foram extintas

Essa raça de cachorro era conhecida basicamente por ser um animal doméstico, o que nem sempre era visto com bons olhos pelos nossos antepassados. Mas ele também podia fazer algumas tarefas dentro de casa, como ficar caminhando em uma roleta que ajudava a manter o fogo dos fornos ligados para assar carnes e vegetais.

Dogo Cubano – Cuba

Essa foi uma raça de cachorro que tinha uma aparência bastante curiosa quando comparado com os outros cães que existiam na mesma época. Além disso, ele tinha uma função bem específica: caçar os escravos que tentavam fugir da casa dos seus senhores. Como se tratava deum cachorro brado, ele basicamente era treinado para perseguir essas pessoas. Mas, com o tempo, essa raça foi desaparecendo, muito provavelmente por estar tão ligada a estes episódios lamentáveis da história humana.

Bullenbeisser – Alemanha

Conheça 4 raças de cachorros que foram extintas

O nome do cachorro significa algo como “mordedor de touros”, o que acaba dando uma boa pista do que eles costumavam fazer. Era uma raça comum durante a Idade Média. Ele era utilizado em uma prática considerada comum na época, chamada “bull baiting”, onde um touro amarrado tentava escapar e os cachorros tentavam dominá-lo. Depois que essa foi considerada como uma prática cruel, estes cães deixaram de existir.

Cão Lutador de Córdoba – Argentina

Como o nome já entrega, essa foi uma raça que foi feita basicamente para lutar. Para chegar a este resultado, os argentinos acabaram cruzando três diferentes raças: Mastiff, Boxer e Bulldog. Com isso, teriam um cachorro bem agressivo. Essa raça é considerada como uma antecessora dos Dogos Argentinos, que existem nos dias de hoje.