Toda vez que alguma pessoa ou alguma família compra ou adota um cão que vai ficar na rua ao invés de ficar dentro de casa ou dentro de um apartamento a casinha é algo extremamente importante. Afinal de contas, é o local que vai conseguir manter o cachorro protegido da chuva, da umidade e do frio.

Confira algumas dicas para escolher a casinha de cachorro

Além disso, a casinha também é importante como um território que poderá ser dominado pelo cão. Algumas raças acabam dando muita importância para o seu espaço. Será um local onde eles vão se sentir mais seguros para comer, por exemplo.

Os donos dos pets possuem basicamente dois opções na hora de comprar a casinha para o seu cão. A primeira delas é comprar uma casinha pronta. Não será muito complicado encontrar modelos que possam ser adaptados no pátio. A outra opção é colocar a preguiça de lado e construir uma casa para o pet.

Definindo materiais

Na hora de comprar uma casinha para o seu pet será possível escolher basicamente entre dois materiais disponíveis: madeira ou plástico. Os dois tipos de materiais possuem suas vantagens e desvantagens. As casinhas feita de plástico geralmente são mais baratas, mais fáceis de limpar e também mais leves, o que permite mudar ela de local mais facilmente. Em compensação, não costuma ter uma vida útil longa.

Já as casinhas de madeira costumam ser mais resistentes e também fazem menos barulho. O problema é que este tipo de casinha acaba sendo mais difícil de limpar, acumulando cheiros ruins muito facilmente.

Já que vai construir a casa do seu cão também poderá utilizar material de alvenaria, mas é importante que as pessoas construam um chão com madeira ou plástico para evitar o contato com a umidade.

Tamanho

Confira algumas dicas para escolher a casinha de cachorro

Outro fator fundamental é o tamanho da casinha do cachorro. De uma forma geral, é fundamental que o cão consiga entrar e se sentir confortável, mas também não é recomendado que as pessoas não construam casas muito grandes para cães de pequeno porte.

O ideal é construir uma casinha onde o cachorro consiga dar uma volta em torno do seu próprio corpo dentro da casa sem se bater nas paredes. Uma dica interessante é fazer um teste com o cachorro deitado dentro da casinha, e verificar se existe cerca de 10 centímetros entre o corpo do animal e as paredes.

Local

Por mais que as casinhas dos cachorros protejam o animal das mudanças climáticas, é recomendado que estas casinhas sejam instaladas em locais que já sejam mais protegidos do vento e da chuva. Além disso, é recomendado também colocar a casinha em um nível um pouco mais alto para que ele fique mais protegido da umidade.