Por Rodrigo Duarte

publicado em Curiosidades

Toda vez que alguma pessoa ou alguma família compra ou adota um cão que vai ficar na rua ao invés de ficar dentro de casa ou dentro de um apartamento a casinha é algo extremamente importante. Afinal de contas, é o local que vai conseguir manter o cachorro protegido da chuva, da umidade e do frio.

Confira algumas dicas para escolher a casinha de cachorro

Além disso, a casinha também é importante como um território que poderá ser dominado pelo cão. Algumas raças acabam dando muita importância para o seu espaço. Será um local onde eles vão se sentir mais seguros para comer, por exemplo.

Os donos dos pets possuem basicamente dois opções na hora de comprar a casinha para o seu cão. A primeira delas é comprar uma casinha pronta. Não será muito complicado encontrar modelos que possam ser adaptados no pátio. A outra opção é colocar a preguiça de lado e construir uma casa para o pet.

Definindo materiais

Na hora de comprar uma casinha para o seu pet será possível escolher basicamente entre dois materiais disponíveis: madeira ou plástico. Os dois tipos de materiais possuem suas vantagens e desvantagens. As casinhas feita de plástico geralmente são mais baratas, mais fáceis de limpar e também mais leves, o que permite mudar ela de local mais facilmente. Em compensação, não costuma ter uma vida útil longa.

Já as casinhas de madeira costumam ser mais resistentes e também fazem menos barulho. O problema é que este tipo de casinha acaba sendo mais difícil de limpar, acumulando cheiros ruins muito facilmente.

Já que vai construir a casa do seu cão também poderá utilizar material de alvenaria, mas é importante que as pessoas construam um chão com madeira ou plástico para evitar o contato com a umidade.

Tamanho

Confira algumas dicas para escolher a casinha de cachorro

Outro fator fundamental é o tamanho da casinha do cachorro. De uma forma geral, é fundamental que o cão consiga entrar e se sentir confortável, mas também não é recomendado que as pessoas não construam casas muito grandes para cães de pequeno porte.

O ideal é construir uma casinha onde o cachorro consiga dar uma volta em torno do seu próprio corpo dentro da casa sem se bater nas paredes. Uma dica interessante é fazer um teste com o cachorro deitado dentro da casinha, e verificar se existe cerca de 10 centímetros entre o corpo do animal e as paredes.

Local

Por mais que as casinhas dos cachorros protejam o animal das mudanças climáticas, é recomendado que estas casinhas sejam instaladas em locais que já sejam mais protegidos do vento e da chuva. Além disso, é recomendado também colocar a casinha em um nível um pouco mais alto para que ele fique mais protegido da umidade.