Por Rodrigo Bueno

publicado em Curiosidades

Os persas se tornaram muito populares entre as pessoas que adoram gatos. Eles contam com uma aparência realmente diferenciada, tanto pelo volume de pelos como também pela expressão única. Eles também possuem uma personalidade muito interessante para quem procura uma boa companhia, já que, na grande maioria dos casos, são dóceis e muito afetuosos.

Confira algumas curiosidades sobre o Gato Persa

Confira algumas curiosidades sobre os gatos persas:

1 – Raça originária do Irã

A atual raça que costumamos chamar de gato Persa é originária do Irã. Não existem fatos comprovados sobre o surgimento do gato, mas existe uma história que acabou se tornando muito famosa. Por volta de 1620 o explorador italiano Pietro Della Valle encontrou quatro pares do gatinho na antiga Pérsia e os levou para Europa. Os cientistas acreditam que a pelagem longa do gato Persa é uma modificação genética que se desenvolveu a partir de uma adaptação natural ao clima extremamente frio onde viviam.

2- Eles estão acostumados com a popularidade

Não é de hoje que estes gatos são considerados populares. Ele sempre chamou a atenção, e a prova disso é que em 1871 um exemplar de gato Persa acabou se tornando a estrela de uma exposição que aconteceu no Palácio de Cristal, em Londres.

3 – É preciso ter cuidados com a sua saúde

Esta raça acaba sendo mais propensa a desenvolver alguns problemas de saúde do que outras raças de gatos. O focinho achatado característico, por exemplo, faz com que estes gatos tenham mais dificuldade em respirar. Além disso, o felino também é mais propenso a problemas congênitos de saúde, como a Doença Renal Policística.

4 – Famoso personagem

Confira algumas curiosidades sobre o Gato Persa

Mesmo que seja diferente do que estamos acostumados a ver entre os Persas do mundo real, podemos afirmar que um dos gatos mais famosos do mundo da televisão e do cinema é da raça persa. Trata-se de Garfield, criado pelo cartunista americano Jim Davis. Outro gato persa que também se tornou muito famoso no cinema foi Snowbell do filme “O Pequeno Stuart Little” de 1999.