Por Rodrigo Bueno

publicado em Curiosidades

Uma das principais características dos cachorros é o seu olfato acima da média. As suas características físicas acabam tornando eles mais potentes na hora de identificar cheios, já que o formato do focinho ajuda para que ele inspire por um canal e expire por outro. A umidade do nariz permite que as partículas presentes no ar fiquem mais ativas e grudem mais facilmente órgãos sensíveis.

Além disso, os cachorros também contam com poderosas células olfativas, que possuem a capacidade de cheirar com suas narinas de forma independente. Desta forma os cães conseguem identificar de onde estão vindo os cheiros com mais clareza, identificando a direção e distância, por exemplo. Algo como acontece com o som, por exemplo.

E dentre todas as raças que podem ser encontrada de cachorros, existem aquelas que acabam se destacando em relação a capacidade olfativa. Confira 5 raças de cachorros que se destacam pela sua capacidade olfativa:

Pastor Alemão

Confira 5 raças de cachorros que são exímias farejadoras

Não é à toa que esta raça acaba sendo uma das mais escolhidas pelas equipes responsáveis por operações policiais e resgates. Eles conseguem não apenas farejar há distancias grandes, mas também conseguem memorizar com uma grande facilidade os cheiros, o que ajuda a encontrar determinada substâncias.

Labrador Retriever

Além de ser considerado como um cão de companhia, especialmente por ser muito animado e divertido, ele também é muito inteligente e com seu olfato desenvolvido. Ele acaba sendo utilizado bastante como cão-guia, utilizando também o seu olfato para guiar as pessoas que não enxergam.

Cão de Santo Humberto

Confira 5 raças de cachorros que são exímias farejadoras

Mesmo que não seja tão popular no Brasil, este é um cachorro que se destaca também pela sua capacidade olfativa. Originalmente essa era considerada como uma das raças preferidas para os caçadores.

Beagle

Quem olha para esta carinha simpática do pet não acredita o que ele consegue fazer em termos de olfato. Ele também já foi bastante utilizado como cão de caça, mas hoje em dia acaba sendo mais utilizado como cão de companhia.

Foxhound Inglês

Muito parecido com o Beagle, mas com um porte um pouco maior. Ele também utilizava o seu poder olfativo para encontrar outros animais que eram objetos de caça. Também é considerado como um cachorro muito rápido e resistente.