Fofuxo.com

Os cinco maiores mitos sobre gatos

Os bichanos não possuem tanto pavor de água e infelizmente também não possuem sete vidas. Confira outros mitos sobre os gatos.

Muitas pessoas gostam de ter gatos em casa, afinal de contas os bichanos realmente já fazem parte da nossa vida diária. Estes animais exercem um grande fascínio em muitas pessoas, porque além de terem uma personalidade forte também estão envoltos em mistérios. Afinal de contas, que outro animal tem a fama de ter sete (ou nove, dependendo de onde você escute a história) vidas?

Infelizmente os nossos amigos felinos não possuem todas estas vidas. Confira os cinco maiores mitos sobre gatos e suas respostas:

Os cinco maiores mitos sobre gatos

Gatos não gostam de água?

Gato tomando banhoNa verdade, esta não é uma afirmação de toda falsa, mas também não é de toda verdadeira. Qualquer gato, se for acostumado com o banho desde filhote, vai se acostumar com a água. Mas algumas raças de gatos simplesmente amam água, independente se forem filhotes ou adultos. E aquela história de que o gato toma banho sozinho não é sempre verdade. A lambida realmente tira as impurezas, mas ele precisa tomar banho sim, principalmente os que saem para rua de noite.

Gatos possuem muitas vidas?

Sete? Nove? Na verdade, uma só, como todo ser vivo. Os gatos domésticos possuem, em média, 15 anos de vida, sendo que é comum que gatos bem cuidados cheguem aos 20 anos. O mito acabou se tornando muito popular porque os gatos caem de grandes alturas e não se machucam, mas mesmo assim depende da altura.

Gatos enxergam no escuro?

Gatos enxergam bem com pouca luminosidade. Os gatos enxergam muito melhor do que os humanos em um ambiente com pouca luminosidade. Mas isso não significa que ele enxergue completamente no escuro. Ele precisa de um mínimo de foco de luz. Por exemplo, durante o escuro da noite, geralmente eles contam com a luz da lua. Mas se colocar o bichano em um ambiente completamente fechado, que não entre nenhum faixo de luz, ele não vai enxergar nada.

Gatos transmitem doenças?

Sim, como qualquer animal, mas os gatos não são responsáveis por transmitir determinadas doenças. É claro que pessoas que já tiverem alguma alergia a pelos provavelmente terão problemas com um gato dentro de casa, mas não é culpa do gato. A toxoplasmose pode sim ser transmitida pelo gato, mas somente para as pessoas que tiverem contato físico direto com os dejetos do animal.

Portanto, para evitar este problema, é fundamental que a caixinha de areia seja limpa todos os dias.

Gatos caem sempre em pé?

Se o gato cair de uma distância que permita que ele tenha tempo de se virar, realmente ele vai conseguir cair de pé. Mas esta distância deve ser, no mínimo, de 60 centímetros. Mas mesmo que o gato caia em pé, se a altura for muito grande o gato pode machucar as patas ou até mesmo morrer.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários