Por Rodrigo Bueno

publicado em Curiosidades

A proximidade que as pessoas criaram com os cachorros é resultado de muitos anos da relação entre essas duas espécies. Os cachorros são companheiros das pessoas há milênios, e se antes eram mais utilizados para determinadas atividades específicas, como a caça ou proteção, hoje em dia a principal função realmente é a companhia.

Ciência explica a sensação das pessoas ao olhar dos cachorros

Mas muitas pessoas não conseguem entender quais seriam os motivos que fizeram com que os humanos realmente adotassem este animal como o seu melhor companheiro. Pois a ciência afirma que boa parte dessa conexão se dá especialmente em função do olhar que do cão.

De acordo com um estudo recente, o olhar do cão conta com uma série de características anatômicas que são fundamentais para esta conexão com os humanos. Além disso, as pesquisas também indicam que os cachorros se tornaram especialistas em adaptar estes olhares para se comunicar ainda melhor com as pessoas.

Ciência explica a sensação das pessoas ao olhar dos cachorros

“Os cães são únicos entre outros mamíferos em sua ligação recíproca com os seres humanos, o que pode ser demonstrado através do olhar mútuo, algo que não observamos entre humanos e outros mamíferos domesticados, como cavalos ou gatos”, disse Anne Burrows, pesquisadora Ph.D. e professora do departamento de fisioterapia da Escola de Ciências da Saúde John G. Rangos, na Universidade Duquesne, em Pittsburgh, no estado americano da Pensilvânia. “Nossas descobertas preliminares fornecem uma compreensão mais profunda do papel que as expressões faciais desempenham nas interações e na comunicação entre cães e humanos”, explicou ela, que é autora sênior do novo estudo.

O estudo afirma também que, no decorrer do processo de domesticação dos cães, as pessoas foram escolhendo aqueles que apresentavam a capacidade de fazer expressões faciais que fossem parecidas com as suas. E isso se dá especialmente pelas características básicas dos músculos que podem ser encontrados na fase dos pets.

Foi encontrado também um músculo mimético no rosto dos cães que não é encontrado no rosto dos lobos e que acaba contribuindo paras o que conhecemos como “olhos de cachorrinho”.