Por
publicado em Curiosidades
Basta colocar um cachorro dentro da água para que ele rapidamente passe a movimentar as pastas de uma forma que ele consiga manter a cabeça para fora e se movimente. Com isso muitas pessoas acabam acreditando que todos os cães sabem nadar por natureza. Mas será que realmente esta informação procede?
Antes de soltar o seu animal de estimação na piscina ou em águas abertas é fundamental tomar alguns cuidados.
Bons nadadores
De uma forma geral todos os animais possuem o instinto de conseguir se movimentar dentro da água para tentar evitar afundar. E quando estamos falando de animais estamos falando de todos mesmo, inclusive nós humanos. Quando alguém fala que não sabe nadar, na verdade ela não sabe se movimentar de uma forma coordenada dentro da água, mas se ela seguir seus instintos, ela vai acabar se movimentando de alguma forma.
É basicamente isso que os cães fazem. Mas como outros animais, eles possuem um formato corporal que acaba tornando um pouco mais fácil para eles conseguirem se manter na superfície. Por isso os cães, na grande maioria dos casos, acabam conseguindo se virar bem em águas paradas, como piscinas.
Além disso existem algumas raças que acabam tendo uma maior facilidade para nadar, como os labradores, cão d` água portugues, goldens retrievers entre outras. Ao longo do seu período de evolução estes animais desenvolveram uma série de atividades relacionadas as águas e, consequentemente, conseguiram manter as suas habilidades de nado nos dias de hoje.
Mas nem todas as raças conseguem nadar bem. Um exemplo dos que não são muito chegados a uma grande quantidade de água são os buldogues, que acabam tendo muita dificuldade de respirar.
Mas essa regra nem sempre vale para mar ou qualquer ambiente onde a água esteja movimentada, uma vez que se torna mais complicado para o cão conseguir se manter na superfície da água. Além disso, quando o animal cai em qualquer local com água ele precisa conseguir sair com facilidade, caso contrário ele poderá nadar até cansar.