Fofuxo.com

Por que os cães possuem bigodes?

Os pequenos fios podem ser muito importantes na vida dos nossos amigos de estimação.

Em determinadas raças os fios que ficam localizados na região do focinho podem não chamar tanta atenção assim, enquanto em outras raças os fios são bastante proeminentes. Mas o fato é que em todos os cães os bigodinhos estão lá presentes. E apesar deles parecerem que não possuem tanta importância no dia a dia dos nossos amigos, os fios de bigode possuem suas funções.

Por que os cães possuem bigodes?

Afinal de contas, olhando de perto os fios de bigode acabam não parecem ter qualquer função, mas se conseguíssemos olhar com uma super visão microscópica na base destes fios enxergaríamos uma grande quantidade de folículos e suas terminações nervosas. Ou seja, cada fio de bigode conta com uma grande quantidade de sensores que enviam mensagens para o cérebro o tempo inteiro.

Bigodes sensíveis

De acordo com pesquisadores, estas terminações nervosas presentes em cada fio de bigode do cão são altamente sensíveis E não estamos falando apenas quando estes fios tocam, em alguma coisa. Estamos falando em sensibilidade a ponto de conseguir perceber qualquer alteração nas correntes de ar que estão ao redor dos cães.

Através das terminações nervosas localizadas nas bases dos fios de bigode do cão eles conseguem entender, por exemplo, o tamanho, a forma e até mesmo a velocidade de objetos que estão próximos a ele, permitindo uma reação mais rápida. Por isso podemos perceber que os cães muitas vezes acabam sentindo a aproximação de alguém sem mesmo olhar para trás.

Por que os cães possuem bigodes?

É claro que o bigode não é o responsável sozinho por conseguir repassar estas informações para o cérebro. Na verdade, eles trabalham em conjunto com outros órgãos, como é o caso do nariz que permite ao cão ter um faro muito mais apurado do que o nosso.

Além de trabalhar com outros sentidos para potencializar seu desempenho, os bigodes também conseguem ajudar outros sentidos que não são tão desenvolvidos assim nos cães, como é o caso da visão. Desta formos cães conseguem calcular melhor o volume e o tamanho de um determinado objeto mesmo que ele esteja no escuro. 

Postado em .


Pela Web

Comentários