As carinhas que os cães fazem e que ajudam a chamar a atenção dos humanos pode ser proposital e ter surgido justamente das necessidades dos animais de ganhar o coração das pessoas. Um estudo partindo de um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos e do Reino unido descobriu que os músculos que permitem este movimento dos olhos e das sobrancelhas surgir ao longo do seu processo de evolução.

Cães aprenderam a levantar os olhos para chamar a atenção dos humanos

Os músculos que foram identificados permitem que os cães elevem suas sobrancelhas e fazem com que eles ficam com os olhos arredondados, muito parecidos com o formato dos olhos dos filhotes. Essa é uma expressão que acaba desencadeando rapidamente uma resposta nos humanos.

"Quando cachorros fazem esse movimento, despertam um desejo mais forte de cuidarmos deles. Isso deu aos que conseguiam mexer a sobrancelha uma vantagem maior em relação aos demais. Essa característica foi transmitida para as gerações seguintes", explica um dos pesquisadores.

Cães aprenderam a levantar os olhos para chamar a atenção dos humanos

Durante a pesquisa, foram comparadas as características dos lobos e dos cães. Os lobos atuais não conseguem movimentar a sobrancelha, porque podem não ter desenvolvido esses mesmos músculos. Essa teria sido uma diferença decisiva entre as espécies, já que cachorros acabaram criando uma capacidade maior de interação social com humanos.

No periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS), no qual o estudo foi publicado, uma ilustração mostra a comparação entre os olhos dos lobos e dos cães: