Por Rodrigo Bueno

publicado em Curiosidades

Os cachorros que moram dentro de casa, e consequentemente acabam tendo uma relação mais próxima com os humanos, acabam desenvolvendo alguns comportamentos curiosos. E um bastante comum é o de “roubar” o lugar dos humanos assim que eles levantam do sofá, cadeira ou semelhantes. Mas o que será que leva eles a fazer este tipo de coisa?

Por que os cães adoram “roubar” o local dos humanos no sofá

A explicação mais aceita pelos pesquisadores é o fato do cachorro fazer isso simplesmente porque ele ama muito os seus donos. Para eles, o lugar de descanso do seu tutor representa segurança e conforto, e ficar ali remete aos comportamentos dos seus ancestrais, que ficavam sempre perto de outros membros confiáveis da matilha.

Além disso, o local onde o humano estava sentado geralmente acaba concentrando o cheiro da pessoa, que para o cachorro costuma ser sentido com mais facilidade. E este odor oferece uma sensação ainda maior de bem-estar para o cachorro.

Por que os cães adoram “roubar” o local dos humanos no sofá

Mas não podemos esquecer que o cachorro também é um animal que precisa demarcar o seu território. E uma das explicações para este tipo de comportamento pode ser uma forma de demonstrar uma certa dominância ou controle local. E essa explicação costuma ser mais aceita especialmente quando existe mais de um cachorro ou de um pet naquele mesmo local.

 Para conseguir diferenciar estes dois tipos de comportamento, existem algumas dicas. Uma delas é observar justamente a forma como ele se comporta quando as pessoas tentam retomar o seu local. Por exemplo, se os cães saem tranquilamente, é sinal de que ele realmente só quer ficar perto do dono. Já quando eles tentam defender o local, rosnando, é sinal de que o seu comportamento está mais relacionado a defesa do local.