Fofuxo.com

Cachorros podem sentir inveja, culpa e vergonha

Cachorros também seriam capazes de expressa outros sentimentos mais complexos aos humanos.

Durante muito tempo o comportamento dos cachorros domésticos eram observados com certa desconfiança por parte dos humanos. Muitas pessoas achavam que seus cachorros demonstravam comportamentos muito parecidos com os nossos em determinadas situações. O fato deles ficarem irritados com a chegada de uma pessoa diferente da casa, por exemplo. Este sentimento parecido com a inveja realmente está presente em nossos animais de estimação, de acordo com pesquisas mais recentes.

Cachorros podem sentir inveja, culpa e vergonha

Uma série de pesquisas mostra que os cães possuem sentimentos muito mais complexos do que pensávamos há alguns anos atrás. E o nível de profundidade é tanto que até mesmo os sentimentos mais complexos para os humanos também aparece entre os cães, como é o caso do medo de ser substituído por outro animal ou por outra pessoa dentro da sua própria casa.

Inveja e Ciúmes

Cachorros podem sentir inveja, culpa e vergonhaUm renomado psicólogo norte-americano chamado Dr. Paul Morris confirma que os cães geralmente sentem ciúmes de pessoas estranhas que entram, de uma hora para a outra, na sua família. Pode ser um bebê que tenha nascido, ou o novo namorado da filha mais velha, ou um parente que resolve passar uma temporada na casa da família dona do animal.

O comportamento pode variar de raça para raça e vai desde o fato do cão não chegar muito perto da pessoa até a possibilidade de reações mais agressivas, como um ataque. Isso acontece porque o animal sente medo de ser substituído na família.

Não é incomum encontrar cães que, por exemplo, costumam ficar sempre entre o seu dono e o seu novo companheiro ou a sua nova companheira. Esta é uma forma dele se posicionar na sua matilha, ficando sempre ao lado da pessoa que ele cuida e que presta cuidados a ele.

Justiça

Cachorros podem sentir inveja, culpa e vergonhaUma outra pesquisa feita recentemente mostra que os cães também podem ter o chamado senso de justiça. Um experimento realizado onde dois cães davam a pata mas somente um recebia um petisco em troca demonstra que cão injustiçado para de fazer a atividade proposta e nem ao menos olha mais para o humano, até que ele ganhe um novo petisco.

Este simples gesto demonstra que os cães possuem uma fantástica engenharia no seu cérebro que é capaz de fazer uma análise completa da situação. Para conseguir chegar neste senso de justiça ele deve conseguir perceber comportamentos de ambos os lados, notar um padrão entre o que está sendo feito, se comparar ao outro animal e decidir revisar, ou seja, fazer algo para que o humano entenda que ele não está contente. Em humanos, este tipo de conexão acontece apenas após os três anos de idade nas crianças.

Culpa

Além disso os pesquisadores conseguiram constatar que os cães conseguem saber quando estão fazendo algo de errado, através do sistema de condicionamento do dono. E como ele não possui controle sobre suas ações, ele acaba sentindo culpa quando percebe, posteriormente, que fez alguma coisa de errado.

Confira este vídeo que mostra como alguns cães se sentem em relação ao sentimento de culpa:

Postado em .


Pela Web

Comentários