Uma pergunta que sempre surge em relação a idade dos cachorros é quantos anos eles teriam comparado com os humanos. Trata-se sempre se uma tentativa dos tutores de fazer uma estimativa de quanto tempo eles vão durar, já que todos sabem que eles vivem menos que a média de vida das pessoas.

Cachorros podem envelhecer até 30 vezes a idade de humanos no primeiro ano

Uma pesquisa que teve seus resultados divulgados recentemente feita pela Universidade da Califórnia foi feita com o objetivo de entender um pouco melhor como funciona essa relação das idades de cães e humanos. Para isso, eles analisaram as alterações epigenéticas do DNA, que são modificações que não alteram a sequência do DNA, mas que podem ativar ou desativar os genes.

equipe observou a maneira como determinadas moléculas se acumularam em certas áreas do genoma humano ao longo do tempo e as compararam com a forma como elas se acumulavam em áreas semelhantes no genoma do cão. Os resultados, baseados em dados genéticos de cerca de cem labradores, desde filhotes até animais idosos, revelam que o ano canino não é equivalente a sete anos humanos.

Cachorros podem envelhecer até 30 vezes a idade de humanos no primeiro ano

Os resultados mostraram que nos cães houve um acumulo mais rápido em seu genoma do que os humanos no primeiro na de vida. Ou seja, os cães envelhecem muito mais rapidamente. Mas, depois do primeiro ano, a taxa de envelhecimento dos cães em comparação com os humanos acaba diminuindo.

A relação que foi descoberta na pesquisa seria descrita pela seguinte fórmula: idade humana = 16 ln (idade do cachorro) + 31. Em matemática, ln refere-se ao logaritmo natural de um número. Traduzindo, a equipe acredita que no primeiro ano os cachorros podem envelhecer até 30 anos quando comparado com os humanos.