Por Rodrigo Bueno

publicado em Curiosidades

É normal que os cachorros acabem aprendendo o significado de algumas palavras que eles costumam ouvir bastante ao longo do seu dia.  Algumas delas se tornam chaves para momentos que são muito aguardados por eles, como é o caso daquelas vinculadas aos alimentos oferecidos ou então a momentos em que eles podem ir para rua passear um pouco.

Cachorros “gênios” conseguem aprender nome de mais de cem brinquedos

Mas alguns cachorros acabam apresentando mais facilidade para aprender palavras e comandos utilizados pelos humanos no seu dia a dia. Um novo estudo indica que determinados cães podem aprender o nome de até 12 novos brinquedos em uma semana, e lembrar das palavras pelo menos por dois meses.

As habilidades destes cães foram apresentadas durante o Genius Dog Challenge (“desafio do cachorro gênio”, em inglês), realizado por pesquisadores da Hungria e que reúne aqueles que seriam os cães mais espertos do mundo. O desafio consiste em uma série de experimentos que são transmitidos ao vivo pelas redes sociais.

Cachorros “gênios” conseguem aprender nome de mais de cem brinquedos

Os pesquisadores coletaram informações por cerca de dois anos, analisando o comportamento dos pets. Até mesmo um cachorro brasileiro se destacou durante os testes. Todos os cães possuem entre dois e seis anos de idade e demonstraram conhecer entre 30 e 100 nomes de brinquedos que eles utilizam no seu dia a dia.

Em uma das últimas tarefas da pesquisa, a equipe desafiou os cuidadores dos cães a ensiná-los, primeiro, seis nomes de brinquedos em uma semana; depois, doze. Essa não foi uma tarefa muito difícil para eles: todos aprenderam nomes de 10 a 12 novos brinquedos. Os pesquisadores testaram os animais depois de um a dois meses – e os pets ainda lembravam das palavras.