Cachorros “gênios” conseguem aprender nome de mais de cem brinquedos

Cães inteligentes foram identificados durante pesquisa realizada na Hungria.

Por Rodrigo Duarte

publicado em Curiosidades

É normal que os cachorros acabem aprendendo o significado de algumas palavras que eles costumam ouvir bastante ao longo do seu dia.  Algumas delas se tornam chaves para momentos que são muito aguardados por eles, como é o caso daquelas vinculadas aos alimentos oferecidos ou então a momentos em que eles podem ir para rua passear um pouco.

Mas alguns cachorros acabam apresentando mais facilidade para aprender palavras e comandos utilizados pelos humanos no seu dia a dia. Um novo estudo indica que determinados cães podem aprender o nome de até 12 novos brinquedos em uma semana, e lembrar das palavras pelo menos por dois meses.

As habilidades destes cães foram apresentadas durante o Genius Dog Challenge (“desafio do cachorro gênio”, em inglês), realizado por pesquisadores da Hungria e que reúne aqueles que seriam os cães mais espertos do mundo. O desafio consiste em uma série de experimentos que são transmitidos ao vivo pelas redes sociais.

Os pesquisadores coletaram informações por cerca de dois anos, analisando o comportamento dos pets. Até mesmo um cachorro brasileiro se destacou durante os testes. Todos os cães possuem entre dois e seis anos de idade e demonstraram conhecer entre 30 e 100 nomes de brinquedos que eles utilizam no seu dia a dia.

Em uma das últimas tarefas da pesquisa, a equipe desafiou os cuidadores dos cães a ensiná-los, primeiro, seis nomes de brinquedos em uma semana; depois, doze. Essa não foi uma tarefa muito difícil para eles: todos aprenderam nomes de 10 a 12 novos brinquedos. Os pesquisadores testaram os animais depois de um a dois meses – e os pets ainda lembravam das palavras.