Por Rodrigo Bueno

publicado em Curiosidades

Muitos donos de cachorros costumam dar banho nos seus pets em casa, como uma forma de economizar com as visitas nos pets mas também ou ainda como uma forma de evitar o estresse dos pets, já que alguns não gostam desta visita. E, com isso, as pessoas acabam tendo contato com alguns comportamentos estranhos dos nossos amigos.

Por que cachorros ficam agitados depois do banho?

Muitos já devem ter percebido que a grande maioria dos cachorros acabam ficando muito agitados depois que eles saem do banho. Eles correm de um lado para o outro e costumam sair se esfregando em tudo o que eles encontram. O que pode ser um problema, pois eles também podem acabar se esfregando na própria sujeira.

De acordo com os especialistas, isso não está tão relacionado ao fato de alguns não gostarem de tomar banho ou simplesmente se sentirem melhor sujos, como muitos acreditam. Na verdade, o que acontece é que os pets costumam ficar com uma grande quantidade de energia acumulada no tempo do banho.

Afinal de contas, os cachorros não gostam de ficar contidos em um canto. A partir do momento que eles saem do banho, o sentimento é de liberdade, e eles querem simplesmente extravasar essa grande quantidade de energia acumulada.

Por que cachorros ficam agitados depois do banho?

Um outro motivo que também faz com que ele tenha este comportamento é o fato dele precisar do que é conhecido como cheiro de cachorro. Mesmo que as pessoas se sintam mais confortáveis quando o cachorro fica com um cheiro mais agradável, que vem dos produtos de limpeza para pet, os cães gostam do seu cheiro.

Por isso, em alguns casos, os cachorros começam a se esfregar nas coisas, para tentar tirar aquele “cheiro de produto de limpeza” que acaba ficando nele depois do banho para que ele volte a sentir, pelo menos um pouco, do seu odor natural.

Um terceiro motivo para isso está no fato dos cães não gostarem de se sentirem úmidos. Por isso eles se sacodem bastante depois do banho. E eles se esfregam também na tentativa de tirar um pouco dessa umidade.