Por
- Atualizado
publicado em Curiosidades
Muitos treinadores e veterinários condenam quando as pessoas acabam lidando com os seus cães como se eles fossem seus filhos. Mas a grande maioria dos donos realmente não conseguem ter outro comportamento diante do fofuxo. Mas uma pesquisa que foi feita recentemente acaba embasando este comportamento. E o cachorro realmente parece imitar comportamentos de filhotes ou comportamentos de crianças em relação aos seus donos.
A Universidade de Viena, localizada na Áustria, e liderada pela veterinária Lisa Horn, realizou uma pesquisa para entender melhor o comportamento dos cachorros. Para isso selecionou 22 espécies e seus donos. Ela separou os cachorros em três grupos, sendo que apenas um terço dos cães ficariam sem o dono, e os outros permaneceriam acompanhados.
Uma parte destes donos deveria se manter em silêncio, e uma outra parte deveria encorajar os fãs a fazer determinadas atividades. No chão havia um monte de brinquedos que poderiam ser utilizados pelos animais. Cada vez que eles brincassem com os brinquedos eles ganhariam comida.
O primeiro resultado constatado foi o seguinte: os cães que estavam acompanhados pelos donos passavam mais tempo brincando, enquanto que os outros não brincavam nem com a motivação pela comida.
Depois disso, os testes foram refeitos, mas os cães tinham a companhia de pessoas desconhecidas. Eles perderam completamente o interesse pelos brinquedos.
Conclusões
De acordo com a veterinária líder da pesquisa, os experimentos são suficientes para confirmar que os cachorros se sentem mais seguros, confiantes e confortáveis na presença dos donos. E esta seria uma reação muito parecida com que as crianças apresentam, já que geralmente os pequenos acabam apresentando um tipo de comportamento diferente quando estão perto dos pais.