Fofuxo.com

Cachorros conseguem reconhecer diferentes rosnados

Pesquisa mostra que existem cerca de 20 rosnados diferentes, alguns não são diferenciados pelos humanos.

Na cultura popular, o rosnado quase sempre significa que o cachorro está bravo ou nervoso, prestes a atacar. Mas não é bem assim que as coisas funcionam no dia a dia. É muito comum eu os rosnados tenham diferentes significados. Isso sempre foi de conhecimento dos especialistas, mas recentemente foram feitas algumas outras pesquisas que provam que existem uma serie de rosnados diferentes, muitos não são reconhecidos pelos humanos.

Cachorros conseguem reconhecer diferentes rosnados

Uma pesquisa recente mostrou que realmente existem diferentes tipos de rosnados emitidos pelos animais, que dependem sempre do que está acontecendo ao seu redor. Muitas vezes os rosnados são utilizados para emitir algum tipo de sentimento, mas existem ainda outros significados e também algumas outras nuances. Por exemplo, existem tipos diferentes de rosnados para comidas diferentes, como carnes e ossos.

Contexto

Entender os diferentes tipos de rosnados sempre vai pedir que a pessoa preste atenção principalmente no contexto que o cachorro está inserido. A pesquisa mostra que os animais conseguem diferenciar os tons dos rosnados. A pesquisa também mostra que os cachorros acabam tendo um sistema de comunicação mais complexo do que se imaginava até então.

A pesquisa foi feita gravando rosnados de 20 cachorros adultos, em diferentes situações. A pesquisa analisou com cuidado cada um dos rosnados, passando todos os sonos por sistemas de identificação que permitem ver as nuances das notas.

As situações testadas foram as mais diversas, sendo que foram testados momentos que o cachorro estava tentando pegar ou proteger sua comida, ou ainda quando estavam brincando com o seu dono ou na presença de pessoas estranhas.

Foram detectados 20 tipos de rosnados diferentes. A principal surpresa dos pesquisadores foi relacionada a comida, sendo que houve a diferenciação entre tipos diferentes de alimentos, como carne moída e osso.

Além disso, os testes também foram feitos analisando como os outros cachorros acabam recebendo cada rosnado. E realmente houve uma diferença também na forma como os cachorros respondem cada rosnado. 

Postado em .


Pela Web

Comentários