Por Rodrigo Bueno

publicado em Curiosidades

Se conseguir ficar equilibrado em cima e uma prancha durante a prática do surfe já pode ser considerado como lago bem complicado para muitas pessoas, imagine quando estamos falando de um cachorro. Mas parece que alguns pets realmente conseguem se dar muito bem nesta prática. É o caso do Bono, um labrador chocolate que conseguiu se consagrar um campeão na sua categoria.

Cachorro surfista se consagra campeão

O cão começou a demonstrar certa habilidade em ciam da prancha cedo, quando tinha apenas 10 meses de idade. Hoje, com 11 anos, ele coleciona títulos invejados por muitos esportistas, como cinco vezes campeão mundial, além do título de campeão brasileiro. Bono também foi consagrado em um recorde do Guinness Book.

O recorde em questão foi a onda mais longa já surfada por uma dupla formada por cachorro e humano. Neste caso, tanto o cão quanto o seu dono, o também surfista e empresário Ivan Quintães, conseguiram ficar em cima da onda por mais de 33 minutos.

Cachorro surfista se consagra campeão

Ivan conta que Bono foi adotado e seria um presente para a ex-mulher dele. Mas ele afirma que sua conexão com o cachorro foi incrível desde o início. Ivan afirma que no momento em que subiu na prancha pela primeira vez, o animal demonstrou uma enorme alegria em estar ali. “O diferencial dele, além da habilidade, sempre foi a alegria contagiante em cima da prancha. Sempre latindo, com o rabo abanando sem parar”, diz. 

A partir de então, Bono passou a ser treinado por Ivan. Ambos acabaram desenvolvendo uma técnica que faz com que eles consigam surfar juntos, na mesma prancha. “Isso nos levou à Califórnia, onde acontece anualmente o campeonato Mundial de Surf Dog que reúne mais de 80 cachorros de vários lugares do mundo. Já na primeira competição conseguimos o primeiro lugar nessa categoria e comecei a me dedicar mais ao esporte”, afirma.

Hoje, Bono também se tornou uma sensação nas redes sociais, onde acumula mais de 230 mil seguidores no Instagram e outros 25 mil no Kwai.