São muitos os motivos para que se tenha um cão como animal de estimação. Os cães são excelentes companheiros, oferecem muitos benefícios para a saúde, e ainda conforme estudos, poderão ajudar em tratamento contra doenças como a depressão e outros tipos de doenças mentais.

Cachorro ajuda dona ao farejar glúten na comida

Muitos cães são treinados para encontrar bombas e drogas, apesar disto, a habilidade dos cães pode ser muito maior, alguns cães já estão sendo treinados e utilizados nos Estados Unidos para identificar a presença do glúten nos alimentos, o que seria uma ótima ajuda para as mais de 69 milhões de pessoas celíacas do mundo.

O que é a doença celíaca?

Esta que é uma doença autoimune, acaba gerando reações alérgicas para quem é intolerante a proteínas, estas encontradas no trigo, centeio e cevada, afetando inclusive cada um dos indivíduos de forma diversificada.

Na situação de Evelyn, uma americana de 13 anos, esta é uma doença complexa, que gera dores em articulações, fadiga e rigidez mesmo se o alimento for consumido em pequenas quantidades de glúten. A garota fez diversas mudanças extremas em sua dieta mas continuou a ficar doente, até que seu amigo canino entrou em sua vida para lhe ajudar.

Cachorro ajuda dona ao farejar glúten na comida

O cão pastor australiano acompanha a garota Evelyn na escola, e cheira as suas mãos e alimentos para que possa garantir que ela se alimente de tudo o que não possua glúten. O cão se apresenta da seguinte forma, caso algum item do cardápio não seja seguro, ele levanta a pata. Ao virar a sua cabeça, ele sinaliza que ela poderá ingerir o alimento, de acordo com o relato da própria Evelyn para o portal Today.

É fato que não existem estudos que comprovem que treinos de cães possam ser realmente efetivos e também seguros, mas certamente os cães possuem uma grande capacidade cognitiva e por este motivo é possível que eles aprendam e executem muito mais coisas do que tenhamos conhecimentos. Certamente é o máximo que possamos contar com nossos caninos para nos ajudar no dia a dia, são diversas as possibilidades com os cães, como cães guias, acompanhantes de idosos, entre uma série de outros conhecimentos que os cães podem agregar para o nosso dia a dia. além é claro de todo o seu carinho e companheirismo, que faz toda a diferença em nossa vida.