Por
publicado em Curiosidades
A maioria das pessoas não conseguem resistir aos encantos de um cachorro quando ainda é filhote. Mesmo assim, esta é uma fase de mudanças rápidas, principalmente para as pessoas que não estão acostumadas com o cachorro.
Para entender melhor como um cachorro cresce e se desenvolve, confira as principais características de cada uma das fases:
Os dois primeiros meses
Este é um período que é muito importante que este filhote fique junto com a sua mãe. Assim ele vai conseguir se amamentar corretamente. Além disso, neste período é importante que os cachorros sejam levados ao veterinário para as primeiras vacinas e também para desvermifugação.
Do segundo ao terceiro mês
Esta pode ser considerada a infância do seu animal de estimação. É a fase que ele está mais curioso, afinal de contas, começa a ter contato efetivo com um mundo completamente novo. Ele ainda não pode saber o que é certo e o que é errado, por isso este é o tempo de deixar o cachorro mais livre para explorar tudo de novo que está ao seu redor. Nesta fase ele ainda vai dormir bastante e causar poucos “problemas”.
Do terceiro ao quarto mês
Durante esta fase, começam a surgir as primeiras dificuldades. Geralmente é nesta fase que eles começam a roer as coisas, correr do dono, querer se meter onde não deve, etc. Nesta fase é importante que o cachorro comece a receber alguns limites para que o dono não tenha grandes dificuldades no futuro.
Do quarto ao sexto mês
Este período pode ser comparado com a pré-adolescência. Durante esta fase é que o dono vai começar a perceber traços do que será a personalidade do seu cachorro, o que vai tornar ele um ser único. Este é um período onde é possível começar atividades relacionadas a adestramento. Mas é durante este período que o cachorro mais vai testar os limites dos seus donos. Apesar da obediência total ser algo que ainda não conseguimos dos cachorros nesta fase, ele precisa começar a entender seus limites.
Do sexto ao décimo segundo mês de vida
Comportamentos parecidos com os dos adolescentes também podem ser percebidos nesta fase, como rebeldia e desobediência. Mas existe esperança. Esta fase também é a ideal para que o seu cachorro comece a ter exercícios mais elaborados. Também é o momento de começar a criar confiança no seu adolescente, como permitir que ele caminhe um pouco sema guia na rua e também incentivar a socialização.