Fofuxo.com

As dez raças de cães mais inteligentes

Confira uma lista com as dez raças de cães mais inteligentes do mundo.

Todo mundo sabe que os cães realmente são muito espertos e inteligentes. A convivência com as pessoas deixaram eles ainda mais espertos. Eles já estão acostumados com a forma de criação imposta pelos humanos, e sabem também o que fazer para garantir a sua comida do dia a dia, bem como um lugar confortável para dormir.

Mas existem algumas raças que acabam tendo mais facilidade em aceitar e executar determinadas ordens do que outras raças de cães. Os pesquisadores ainda tentam entender como isso funciona no cérebro dos cães, mas estes traços de inteligência estão diretamente relacionados as características comportamentais que são transmitidas de geração para geração.

Diversos pesquisadores já fizeram suas próprias listas com as raças de cães mais inteligentes do mundo. Existem algumas divergências entre elas, mas também alguns aspectos que elas acabam se encontrando.

Geralmente a inteligência de um cão é medida através da execução de pequenas tarefas que eles conseguem executar depois que são adestrados, como guiar pessoas que possuem problemas de visão, abrir portas sem a necessidade da ajuda de outras pessoas, farejar drogas quando estão trabalhando para a polícia, dentre outras tarefas.

Confira lista com as 10 raças mais inteligentes de cães, baseada no estudo realizado por Stanley Coren, que publicou o livro The Intelligence of Dogs:

10º - Pastor Australiano

As dez raças de cães mais inteligentes

As raças que foram criadas originalmente como pastores realmente apresentam uma inteligência fora do comum. Esta raça data do século XIX, e até hoje é muito conhecido pela sua habilidade de conseguir organizar um bando de animais através de técnicas milenares.

9º - Rottweiler

Rottweiler

Infelizmente a maioria das pessoas que conhecem esta raça acabam fazendo a primeira ligação com a violência  e com a agressividade, mas este também é um cão muito inteligente, capaz de aprender uma grande quantidade de coisas rapidamente. Precisa de um bom treinador para conseguir desenvolver todas suas capacidades.

8º - Papillon

Papillon

Este é um cachorro híbrido moderno, que não é tão comum assim. Consegue desenvolver um comportamento realmente muito inteligente e sagaz.

7º - Labrador

Labrador

Esta é uma raça que dificilmente não aparece nas listas que são feitas de cães mais inteligentes. O Labrador consegue aliar força, agilidade e inteligência. Muito utilizado como cão guia pela facilidade que tem de se adaptar a diferentes circunstancias e também por conseguir manter o controle, independente da situação.

6º - Sheltie

Sheltie

Esta raça é parente do Collie e também possui uma grande facilidade de aprender tarefas do dia a dia. É um cachorro que exige muitos cuidados dos seus donos, principalmente por causa da pelagem.

5º - Doberman

Doberman

Outro cão que tem a fama de ser violento e pouco inteligente. Muito pelo contrário. O cachorro consegue aprender mais rápido do que a maioria das outras raças, e ainda conta com um grande vigor físico.

4º - Golden Retriever

Golden Retriever

Este é um cãozinho muito querido da maioria das pessoas, muito amável, mas ao mesmo tempo pode ser utilizado como um cão de guarda. Gosta de aprender novas brincadeiras o tempo todo.

3º - Pastor Alemão

Pastor Alemão

Esta é a raça preferida pelas corporações policiais brasileiras. É um cachorro feroz, mas consegue manter um auto controle impressionante, por isso consegue ser utilizado em operações policiais. É extremamente obediente e fiél ao seu dono.

2º - Poodle

Poodle

Sim, o pequeno Poodle está entre as raças mais inteligentes do mundo. Ele é utilizado, em diversos países como farejadores. E não é a toa que a televisão, o cinema e os circo utilizam a raça para apresentações desta natureza.

1º - Border Collie

Border Collie

Este é considerado o mais preparado de todos os cães. Ele costuma vencer praticamente todos os concursos e as provas das quais participa.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários