Por Rodrigo Bueno

publicado em Curiosidades

A expectativa de vida dos cães infelizmente é muito mais baixa do que a dos humanos, como todos sabem. De acordo com pesquisais recentes sobre o assunto, a expectativa média de vida dos cachorros fica entre 10 e 13 anos. Mas isso leva em consideração os números globais, que ainda carecem de dados mais precisos, uma vez que muitos cães não possuem, este acompanhamento.

Mas existem cães que podem viver muito mais, e isso geralmente está relacionado as raças dos pets. Cachorros podem chegar a 30 anos de idade, com vários exemplos registrados ao redor do mundo. E muito da expectativa de vida dos cachorros está diretamente relacionado a raça.

Os cães que possuem um pequeno porte costumam viver mais do que os cachorros de grande porte. Além disso, os cães que não possuem uma rata pira definida, os chamados “vira-latas” também possuem uma expectativa de vida maior do que muitos cães que são conhecidos pelas suas raças

Conheça algumas das raças que possuem expectativas de vida mais elevadas:

Spitz Alemão (Lulu da Pomerânia)

5 raças de cães que podem viver muitos anos

O famoso Lulu acabou se tornando muito popular no Brasil, especialmente nos últimos anos. Além de ser pequeno e comportado, o que acaba tornando ele ideal para espaços pequenos, ele ainda tem uma grande expectativa de vida, chegando facilmente aos 15 anos.

Beagle

5 raças de cães que podem viver muitos anos

Este é outro queridinho dos brasileiros. Apesar de não ser considerada como uma das raças mais calmas do mundo, ele vive bastante. Os principais problemas de saúde que a raça costuma ter é obesidade e alergias. Sua expectativa média de vida é de 16 anos.

Maltês

5 raças de cães que podem viver muitos anos

A raça não é muito famosa no Brasil, sendo mais comum na Europa. Ele sofreu poucas modificações no decorrer do seu desenvolvimento. Ele não costuma apresentar grandes problemas de saúde e pode chegar até os 18 anos com uma certa facilidade.

Poodle

5 raças de cães que podem viver muitos anos

Este cão é uma grande companhia para as pessoas, sendo também considerado como um dos mais inteligentes do planeta. Ele costuma ter poucos problemas de saúde no decorrer da vida, e podem chegar facilmente aos 18 anos.

Chihuahua

5 raças de cães que podem viver muitos anos

Essa é uma das menores raças de cães do mundo e que vivem bastante. Costumam ter poucas complicações na saúde e podem chegar aos 20 anos de idade.