O doberman se tornou uma das raças prediletas dos brasileiros, especialmente entre aqueles que procuram um cachorro para aumentar a segurança de um determinado local. Estes cães são muito protetores e leais aos seus donos. Mas também é conhecido por ter uma personalidade forte, por isso carece de treinos para que as pessoas não percam o controle deles.

5 curiosidades incríveis sobre o doberman

Confira algumas curiosidades sobre o doberman.

Raça alemã

Essa raça surgiu pela primeira vez na Alemanha, por volta de 1890. Inclusive, diferentemente de outras raças, tem um criador bem definido: Karl Friedrich Louis Doberman, que era cobrador de impostos. A história conta que ele queria um cachorro fiel, mas ao mesmo tempo que passasse uma sensação de segurança, para que ele conseguisse fazer seu trabalho. Acabou cruzando cachorros das raças pastor alemão, pinscher, rottweiler e o greyhound.

Difícil de controlar

Muitos especialistas afirmam que essa raça pode ser considerada como uma das mais complicadas de ser controladas, mesmo entre cães que também possuem características se semelhantes. Por isso, é preciso realizar um trabalho sério com ele desde os primeiros meses, especialmente para que ele consiga entrar completamente em sintonia com o seu tutor.

Herói

5 curiosidades incríveis sobre o doberman

A raça acabou sendo uma das principais escolhidas para participar de forças de proteção e resgate ao redor do mundo. Sua participação foi muito marcante no desastre do 11 de setembro de 2011, com eles ajudando a resgatar e encontrar diversas vítimas dos atentados às Torres Gêmeas.

Clube

O doberman foi uma das primeiras raças a ganhar o seu próprio clube nos Estados Unidos. Isso aconteceu no começo do século 20, quando os primeiros filhotes passaram a ser enviados para a América. Em pouco tempo se tornou um dos preferidos e mais procurados entre as famílias, ganhando um clube em sua homenagem chamado Doberman Pinscher Club Of America.

Silenciosos

Diferentes de alguns dos seus parentes mais próximos, como os pinschers, os cães da raça doberman são conhecidos pelo seu silencio. Eles só costumam latir quando realmente é necessário.