Por Rodrigo Bueno

publicado em Curiosidades

O chihuahua se tornou uma das raças mais populares do Brasil por diversos motivos, mas especialmente em virtude do seu tamanho e facilidade que eles acabam tendo de ser cuidados. Com isso, acabou se tornando uma das raças mais escolhidas pelas pessoas mais velhas que desejam uma companhia.

5 curiosidades sobre os chihuahuas

Mas essa raça também acabou se tornando uma grande campeã de compartilhamentos e de memes na internet. E um dos principais motivos é o fato de que seu tamanho acaba sendo muito diferente em relação ao seu nervosismo, já que eles realmente costumam partir para cima de qualquer um que cruze o seu caminho.

Confira algumas curiosidades sobre os chihuahuas.

Civilização Tolteca

Diferentemente da grande maioria das raças de cães que se tornaram populares no Brasil e que vieram da Europa, o chihuahua provém de um animal selvagem que foi domesticado pelas pessoas que pertenciam a civilização dos Toltecas, uma das civilizações Pré-colombianas.

Valentia oficial

O fato deste cachorro ser valente e nervoso não é apenas algo que é observado apenas pelas pessoas. Essa é uma informação oficial das características do pet, que constam no American Kennel Club, que é uma instituição que se tornou reconhecida justamente por oferecer os certificados das raças.

Passa frio

5 curiosidades sobre os chihuahuas

Este nervosismo geralmente é relacionado ao fato do cachorro estar sempre tremendo. Mas não é só isso. Eles realmente acabam sendo muito sensíveis a qualquer mudança climática, especialmente quando o tempo fica frio. Por isso que muitas pessoas acabam comprando roupas e vestindo o seu cachorro, para que ele não passe tão frio.

Parte mole do crânio

Assim como pode ser percebido nos bebês humanos, o cachorro da raça chihuahua possui uma região do crânio que é mais mole, que é chamada de moleira mas que é uma consequência de um encaixe indevido dos ossos da cabeça.

Menor cachorro do mundo

O menor cachorro do mundo, de acordo com o Guinness Book, é da raça chihuahua. Trata-se de Brandy, uma fêmea que possui apenas 15,2 centímetros desde a ponta do seu nariz até o término da cauda.