5 curiosidades sobre os chihuahuas

Raça está entre uma das mais populares entre os brasileiros.

Por Rodrigo Duarte

publicado em Curiosidades

O chihuahua se tornou uma das raças mais populares do Brasil por diversos motivos, mas especialmente em virtude do seu tamanho e facilidade que eles acabam tendo de ser cuidados. Com isso, acabou se tornando uma das raças mais escolhidas pelas pessoas mais velhas que desejam uma companhia.

Mas essa raça também acabou se tornando uma grande campeã de compartilhamentos e de memes na internet. E um dos principais motivos é o fato de que seu tamanho acaba sendo muito diferente em relação ao seu nervosismo, já que eles realmente costumam partir para cima de qualquer um que cruze o seu caminho.

Confira algumas curiosidades sobre os chihuahuas.

Civilização Tolteca

Diferentemente da grande maioria das raças de cães que se tornaram populares no Brasil e que vieram da Europa, o chihuahua provém de um animal selvagem que foi domesticado pelas pessoas que pertenciam a civilização dos Toltecas, uma das civilizações Pré-colombianas.

Valentia oficial

O fato deste cachorro ser valente e nervoso não é apenas algo que é observado apenas pelas pessoas. Essa é uma informação oficial das características do pet, que constam no American Kennel Club, que é uma instituição que se tornou reconhecida justamente por oferecer os certificados das raças.

Passa frio

Este nervosismo geralmente é relacionado ao fato do cachorro estar sempre tremendo. Mas não é só isso. Eles realmente acabam sendo muito sensíveis a qualquer mudança climática, especialmente quando o tempo fica frio. Por isso que muitas pessoas acabam comprando roupas e vestindo o seu cachorro, para que ele não passe tão frio.

Parte mole do crânio

Assim como pode ser percebido nos bebês humanos, o cachorro da raça chihuahua possui uma região do crânio que é mais mole, que é chamada de moleira mas que é uma consequência de um encaixe indevido dos ossos da cabeça.

Menor cachorro do mundo

O menor cachorro do mundo, de acordo com o Guinness Book, é da raça chihuahua. Trata-se de Brandy, uma fêmea que possui apenas 15,2 centímetros desde a ponta do seu nariz até o término da cauda.