Por Rodrigo Bueno

publicado em Curiosidades

Todos os cães são originários de lobos em relação ao seu processo evolucionário. Mas as raças caninas acabaram nascendo a partir basicamente da interferência dos humanos, por isso existem muitas variantes do nosso pet predileto. E essas raças possuem uma origem em determinadas regiões, e posteriormente acabaram ganhando o mundo.

E muitas das raças que conhecemos nos dias de hoje são originárias da China. Confira algumas delas:

Pequinês

4 raças de cachorros que são originárias da China

Este pequeno cachorro se tornou uma das raças prediletas de muitas pessoas ao redor do mundo, especialmente pelo seu tamanho e pelo seu comportamento de fácil controle e que gosta muito de fazer companhia para os humanos. De acordo com as histórias que são contadas sobre eles, teriam sido criados pelo próprio Buda a partir da figura de um leão que seria domesticado.

Shih Tzu

4 raças de cachorros que são originárias da China

Outra raça que conseguiu manter até mesmo um nome oriental, mesmo quando se tornou criada em diversos locais do planeta. Assim como o pequinês, essa raça também foi criada para fazer companhia especialmente para os poderosos, sendo uma presença muito comum dentro de palácios e nas residências das classes mais altas. Uma das suas principais características e sua longevidade, podendo viver cerca de 20 anos na média.

Chow-chow

4 raças de cachorros que são originárias da China

Essa é uma raça que caiu no gosto dos brasileiros, mesmo que ele tenha um pouco de dificuldade para se adaptar ao clima mais quente que faz em grande parte do nosso país. Ele constantemente aparece com sendo uma das raças mais antigas do mundo. Alguns artefatos encontrados contam com registros do pet andando pelo planeta desde 206 a.C.

Lhasa apso

4 raças de cachorros que são originárias da China

A raça que ficou muito conhecida no Brasil por ter sido a inspiração de um dos personagens mais marcantes das histórias da Turma da Mônica. A raça teria como origem as montanhas do Himalaia, por isso é muito bem adaptada ao frio. Originalmente, eles foram criados para serem cães de guarda, tendo uma posição de vigia na entrada de palácios e também de templos budistas.