Por Rodrigo Bueno

publicado em Curiosidades

Falar de raças de cachorro populares no Brasil nem sempre significa falar em raças nacionais. Com o passar das décadas, diversos cachorros acabaram chegando de outros países, e acabaram fazendo um grande sucesso por aqui. Por outro lado, existem outras raças de cães que realmente acabaram se desenvolvendo em território nacional.

Ou seja, quando afirmamos que uma raça de cachorro é nacional, significa que ela foi desenvolvida por aqui. Ou seja, determinada população cruzou animais com características desejadas e, ao atingir animais “ideais”, os cruzou entre si para perpetuar indivíduos com tais fenótipos.

Isso não é considerado algo muito comum, já que o Brasil, mesmo conhecido por ser um país rico em relação a sua fauna, não é considerado como uma referência quando se trata de raças caninas. As raças de cachorro brasileiras são resultado de cruzamentos de cães nascidos aqui com raças que foram inseridas de fora.

Confira algumas raças genuinamente brasileiras:

Fila Brasileiro

4 raças de cachorro genuinamente brasileiras

Essa foi a primeira raça nacional reconhecida pela Federação Cinológica Internacional, em 1946. A raça foi resultado da mistura de várias outras, mas conta com uma predominância do DNA do mastiff inglês, do bloodhound e do buldogue. Era bastante utilizada para caçar o gado e também para protegê-lo.

Fox Paulistinha

4 raças de cachorro genuinamente brasileiras

A origem mais aceita desta raça é de que ela teria surgido no começo do século 20, a partir da iniciativa de jovens brasileiros que estudavam em universidades europeias retornavam ao Brasil com cães pequenos do tipo terrier. Geralmente a raça original é de pequeno a médio porte, tricolor (sendo as cores mais comuns são branco, preto e marrom).

Buldogue campeiro

4 raças de cachorro genuinamente brasileiras

Essa raça surgiu a partir dos buldogues que foram trazidos para o país, sendo que os primeiros serão imigrantes europeus no século 18. A seleção da raça que produziu o Buldogue Campeiro aconteceu de maneira natural, escolhendo os mais altos, que conseguiam segurar o gado de uma forma mais efetiva.

Ovelheiro gaúcho

4 raças de cachorro genuinamente brasileiras

Outra raça que é considerada nacional e que está diretamente relacionada ao trabalho do campo, acompanhando o peão nas suas tarefas rurais. O cão que acabou se tornando referência para essa raça é parecido com um border collie, mas com uma maior liberdade de cores.