Por mais que os cães sejam uma excelente companhia e tenham uma grande personalidade, não importa o seu tamanho, existe uma tendência nítida das pessoas darem cada vez mais preferência para os fofuxos pequenos. E isso acontece pelos mais variados motivos, mas principalmente está relacionado com o local, cada vez menor, que as pessoas moram.

Além disso, cães de pequeno porte costumam ser carregados de um lado para o outro de uma forma muito mais simples e fácil. Com isso, caso o cão tenha algum problema e precise ir ao veterinário, por exemplo, o processo acaba sendo mais simples.  Mas ter um cachorro pequeno não significa necessariamente que ele será mais fácil de ser criado. Alguns pequenos contam com uma personalidade tão ou mais complicada que os grandes.

Mas, mesmo assim, para aquelas pessoas que realmente tenham limitações em relação ao tamanho dos pets que podem ter dentro dos seus apartamentos ou de suas casas, confira algumas boas opções:

Poddle

4 raças de cachorro que não crescem muito

Essa já foi a raça preferida entre os brasileiros que queriam apenas um pequeno cachorrinho para sua companhia. Mas, com o passar dos tempos, ele acabou perdendo um pouco de terreno para outras raças. É fundamental que as pessoas tomem cuidado na hora da compra, pois a maioria dos poddle são pequenos, mas existem variantes que podem se tornar gigantes. Trata-se de um cachorro extremamente inteligentes e que se adaptam muito fácil a vida dos donos.

Buldogue francês

4 raças de cachorro que não crescem muito

Uma roça que cresceu bastante, em termos de preferência dos brasileiros, nos últimos anos. Ele tem um porte pequeno, mas tem um corpo bem forte, com uma energia que muitas vezes lembra os cães de grande porte. Mesmo assim, ele tranquilamente pode morar dentro de um apartamento, desde que os donos consigam trabalhar vem essa energia.

Shih tzu

4 raças de cachorro que não crescem muito

Uma das escolhas mais populares entre os cães de pequeno porte. O temperamento desta raça costuma ser um dos mais dóceis entre todos os cães. Por outro lado, ele também costuma aprontar bastante quando não ganha a atenção necessária.

Lulu da Pomerânia

4 raças de cachorro que não crescem muito

Este cachorro é o famoso Spitz Alemão, que se tornou um dos mais vendidos nas lojas que comercializam pets em shoppings. Eles são delicados, carinhosos e se adaptam fácil em qualquer lugar. Mas costuma latir bastante, o que pode ser um problema para as pessoas que moram em apartamentos mais rígidos.