Os gatos estão entre os animais de estimação prediletos das pessoas. As pessoas que preferem criar felinos ao invés dos cães geralmente possuem algumas características diferentes. Afinal de contas, os gatos costumam ter um comportamento muito mais independente do que os cães, o que torna o cuidado, em alguns caso, mais fácil.

4 mitos sobre os gatos que ainda povoam o imaginário das pessoas

O problema é que os felinos ainda são o centro de muitos mitos que acabaram se propagando em relação aos cuidados que devemos ter com eles. Muitas pessoas acham que sabem tudo o que precisa ser feito para cuidar bem de um gato, mas, muitas vezes, cometem erros apenas por ir na onda do que todo mundo faz.

Confira alguns mitos que ainda povoam o imaginário das pessoas quando o assunto é cuidado com os gatos:

Todos os gatos precisam beber leite

Sim, os gatos são mamíferos e geralmente demonstram um apreço pelo leite. Mas isso não significa que os gatos precisem de quantidades maiores de leite do que outros mamíferos, como os cães, por exemplo. Na verdade, o gato realmente precisa tomar leite apenas nas primeiras semanas, e apenas da sua mãe. Alguns gatos, inclusive, não conseguem digerir muito bem o leite de vaca, por exemplo.

Gatos não podem tomar banho

4 mitos sobre os gatos que ainda povoam o imaginário das pessoas

Geralmente os felinos não tomam banhos porque os donos tentam acostumar eles quando já são grandes. Vale lembrar que o nível de maturidade dos gatos chega antes do que nos cães, por isso os banhos devem ser dados quando eles ainda são filhotes. Mas geralmente eles acabam não sendo tão necessários, já que costumam ser animais muito asseados.

Gatos se apegam ao local e não aceitam mudanças

Os gatos que vivem dentro de casa e que são próximos aos humanos se apegam aos mesmos. Existe um mito que o gato sempre vai tentar voltar para o local de onde saiu, mas isso apenas acontece quando ele não recebe a mesma atenção dos humanos ou quando os instintos falam mais alto. Por isso, é fundamental que os felinos estejam sempre bem alimentados e sejam castrados.

Gatos precisam ter acesso à rua

Gatos domésticos precisam viver em ambientes domésticos, ou seja, dentro de casa com os cuidados necessários. Estes felinos não estão prontos, na maioria dos casos, para viver nas ruas, e geralmente acabam ficando doentes e até morrendo quando saem muito.