Os gatos encantam as pessoas sob os mais diversos aspectos. Mas uma parte do corpo costuma chamar muito a atenção de todos, que são os olhos. Eles podem ser das mais variadas cor e geralmente são bastante expressivos, dando um ar misterioso para os felinos. Eles também são fundamentais para a sobrevivência deste tipo de informação.

3 curiosidades sobre os olhos dos gatos

Os gatos dos felinos são sensíveis e podem acabar passando uma série de informações diferentes, tais como o estado da sua saúde e do seu humor. Além disso, eles costumam estar sempre muito atentos a tudo o que está acontecendo ao seu redor, sendo praticamente impossível pegar um gato de surpresa.

Confira algumas curiosidades sobre os olhos dos gatos:

Espelhos

A estrutura dos olhos dos gatos e de todos os felinos conta com uma camada atrás da retina que funciona basicamente como uma forma de reflexão da luz quando ela vai entrando nos olhos. Dessa forma, ele cria um número maior de cones e conseguem enxergar melhor durante o período noturno. Essa característica também acaba sendo a responsável por deixar os olhos dos gatos brilhando quando eles são fotografados com flash, por exemplo.

Formato diferenciado

3 curiosidades sobre os olhos dos gatos

Outra coisa que acaba tornando os olhos dos gatos muito característicos é em relação ao seu formato. Ele acaba dando uma aparência de que os felinos estão sempre maus humorados. Mas este formato também está diretamente relacionado a forma como os gatos enxergam de uma forma geral. Comparado aos humanos, os felinos possuem uma visão bastante superior. Nos gatos, os músculos da íris são feitos de maneira que se contraem na vertical, formando uma fenda. Esses músculos se dilatam dominando quase todo o globo ocular, fazendo acesso a maior captação de luz possível.

Terceira pálpebra

Os gatos também contam com uma estrutura que é considerada como uma terceira pálpebra. Ela acaba tendo a função de proteger os olhos de danos e também da secura. Essa estrutura se torna mais perceptível quando eles estão com os olhos bem abertos.