Os cães são considerados os parentes dos lobos, pois são pertencentes do mesmo grupo e espécie, o Canis Lupus familiaris. No entanto, foram necessárias várias modificações genéticas e comportamentais para que surgissem os cães que conhecemos hoje. Os cachorros passaram por um processo de longos anos para que acontecesse domesticação.

Com isso, diferenças fisiológicas e comportamentais existem entre os cães e os lobos. A principal delas é o tamanho, a pelagem, o focinho e as orelhas. Os lobos têm essas características adaptadas para viver diretamente na natureza, já os cães nem tanto, pois eles foram domesticados pelos humanos. E existem também diferenças comportamentais, como por exemplo, os lobos uivam e não conseguem latir, diferente dos cães.

Além disso, os cães são amigos dos humanos, gostam de contato e vivem facilmente ao lado das pessoas. Por outro lado, com os lobos as coisas não funcionam assim, uma vez que eles têm um instinto voltado para a sobrevivência em florestas. Os lobos também são bastante independentes, ao contrário dos cães, que precisam da ajuda dos humanos.

Mesmo com as diferenças, diversas semelhanças e heranças dos lobos foram deixadas na genética dos cães. Por esse motivo, muitos cães parecem com os lobos fisicamente e apresentam um comportamento semelhante.

E para você que ficou curioso para saber um pouco mais sobre o assunto, neste artigo trouxemos 10 raças de cães que se parecem com os lobos em diversos aspectos. Acompanhe!

1 - Husky Siberiano

Husky Siberiano
Husky Siberiano na neve (Imagem: Adoro Pets)

O Husky Siberiano é provavelmente uma das raças mais populares e conhecidas justamente pelas semelhanças que eles têm com os lobos. Além da aparência, o Husky Siberiano tem a capacidade de uivar, é cheio de energia e é um animal muito forte. A raça foi usada durante muitos anos para puxar trenós e cuidar de pastoreios.

Por outro lado, o Husky Siberiano não lida bem com a solidão e pode ser bastante dependente dos tutores, bem diferente se comparado aos lobos. Além disso, os Huskys são muito carinhosos e leais aos tutores.

Lembre-se! Para ter um cão dessa raça, o dono precisará ter cuidados com os pelos e a saúde dele. O tempo para brincadeiras e atividades físicas também precisam ser levados em conta, pois o Husky Siberiano necessita de um grande gasto de energia.

2 - Malamute do Alasca

Malamute do Alasca

Com uma aparência fofa e um pouco semelhante ao Husky Siberiano, o Malamute do Alasca é outra raça bastante próxima dos lobos. Esse cãozinho tem uma pelagem espessa e vive bem em regiões frias, por conseguir suportar temperaturas muito baixas. A origem dele é desconhecida, mas alguns apaixonados pela raça acreditam que ele surgiu em tribos americanas.

Apesar do rosto bastante fofo, o Malamute do Alasca são cães grandes e muito fortes. Assim como os Huskys, também puxavam trenós e eram usados para auxiliar nas caças. São cães leais e carinhosos, mas demandam muito cuidado e carinho, principalmente com os pelos.

3 - Cão-lobo Checoslovaco

Cão-lobo Checoslovaco

O próprio nome já aponta a semelhança gigante que essa raça tem com os lobos. O Cão-lobo Checoslovaco é um resultado de uma mistura entre um cachorro da raça Pastor Alemão e uma loba da Cordilheira dos Cárpatos. O cruzamento entre eles aconteceu em 1955 e foi na realidade uma experiência que tinha o objetivo de juntar ainda mais as qualidades e características dos lobos com a dos cães.

Logo após o cruzamento, várias pessoas se apaixonaram pela raça e decidiram oficializá-la. Mas para ter um Cão-lobo Checoslovaco, é necessário dedicar muito tempo, cuidado e ter disposição para lidar com ele. Além dos adestramentos, o tutor precisa ter experiência com cães, afinal estamos falando de uma raça vinda de um cruzamento direto com os lobos. Além disso, ele é um cachorro sábio, ágil e um excelente cão de guarda.

4 - Spitz dos Visigodos

Spitz dos Visigodos
Spitz Visigodos deitado na grama verde (Imagem: DepositPhotos)

Mesmo sendo uma raça de pequeno porte, o Spitz dos Visigodos é um cãozinho muito semelhante com os lobos. Sua altura chega apenas a 33 cm, no entanto, ele é um animal bastante corajoso, tende a proteger os seus tutores e a ser um cachorro muito leal com toda a família. É uma raça bastante rara, logo, só pode ser encontrada em alguns locais da Europa.

5 - Pastor Alemão

Pastor Alemão

Muito popular no Brasil, o Pastor Alemão é uma raça que se parece muito com os lobos. Esse cãozinho é forte, leal, obediente e companheiro. Além disso, ficou muito popular ao ser usado para trabalhar com os bombeiros e também a polícia. Ele é um excelente cão de guarda e pode se dar muito bem com as crianças.

6 - Samoieda

Samoieda

Essa raça tem se tornado muito popular nos últimos anos no Brasil e nos Estados Unidos. No entanto, acredita-se que o Samoieda já existia há mais de 3.000 anos. Muito semelhante aos lobos, esses cães são fortes, leais, companheiros e pode ser um bom vigia pelo fato de estar sempre alerta. É um animal que vive melhor no frio, logo, pode exigir uma série de cuidados.

7 - Spitz Alemão

Spitz Alemão

Também conhecido como Lulu da Pomerânia, a raça foi uma das mais populares no Brasil em 2019. Apesar de pequenos, estes cães são muito semelhantes com os lobos, não apenas na aparência, mas também na personalidade. Esses cãezinhos são protetores, leais e muito companheiros. Logo, vão fazer de tudo para proteger e garantir o bem estar dos seus donos. Ele demanda cuidados, principalmente com os pelos.

8 - Lapphund Sueco

Lapphund Sueco
Lapphund Sueco deitado na grama verde (Imagem: Pinterest)

Conhecidos pela beleza e inteligência sem igual, o Lapphund Sueco é um dos cães mais parecidos com os lobos. Antigamente esse cãozinho era usado para pastoreio e também para caça. Eles são animais sensíveis, carinhosos e muito leais. Logo, são perfeitos para toda a família.

9 - Pastor Belga Tervuren

Pastor Belga Tervuren

Bastante raro no Brasil, o Pastor Belga Tervuren era usado como um cão de pastoreio, assim como a maioria dos cães que se assemelham com os lobos. Além disso, ele é bastante usado para trabalhos militares em países europeus. No entanto, o Pastor Belga Tervuren é um excelente cão de companhia, pois são muito carinhosos e bem humorados.

10 - Cão Inuit do Norte

Cão Inuit do Norte
Inuit do Norte deitado (imagem: Associação Inuit)

Esse cãozinho também foi originado a partir de um cruzamento direto com os lobos. O Cão Inuit do Norte surgiu em 1980, pois os criadores queriam um cão doméstico com características semelhantes aos lobos. A raça não é oficialmente reconhecida, mas existem vários apaixonados pela raça que a criam ao redor do mundo.

Cães x lobos

Além dessas raças, existem várias outras que se assemelham muito com os lobos. Mas independente da característica física, todos os cães carregam consigo alguma herança vinda dos lobos por pertencerem à mesma espécie. Cavar, esconder os alimentos em buracos, uivar e até mesmo proteger os tutores, são comportamentos vindo dos lobos e isso torna os cães animais magníficos e tão especiais para nós. Não é mesmo?


Artigo escrito e enviado por Ana Luíza Brant