A relação entre humanos e cães é, na grande maioria dos casos, de amor e carinho. Ainda somos bombardeados constantemente com notícias que mostram a crueldade das pessoas para com os animais. Mas, mesmo assim, os cachorros estão entre as melhores companhias para pessoas de diferentes idades.

Você sabe o que irrita os cães?

Mas existem algumas situações que acabam fazendo com que até mesmo os cães mais dóceis percam sua paciência. É claro que a reação do cachorro sempre vai depender da raça e da forma como ele foi criado. Mesmo assim, é sempre bom tomar cuidado com estes comportamentos, especialmente quando estamos lidando com animais estranhos.

Confira alguns comportamentos que tiram os cães do sério:

Olhar fixo

Os cães, assim como praticamente todos os animais da natureza, acabam tendo alguns códigos, que geralmente são traduzidos através de movimentos e gestos. Olhar fixamente para um cachorro geralmente provoca uma reação não muito amigável do nosso amigo de quatro patas. E isso acontece especialmente por ele achar que está sendo desafiado.

Abraçar

Os abraços também costumam irritar os cães, mas isso costuma acontecer com mais frequência com as raças consideradas mais bravas e que são criadas no pátio ou em um local distante dos humanos. Quanto mais apertado o abraço, maior a chance dele ficar realmente irritado.

Gritar

Você sabe o que irrita os cães?

Outra coisa que incomoda muito os cachorros são os gritos dos humanos. O som que nós emitimos geralmente acaba sendo confundido com um latido irritado, e isso significa que alguma situação problemática está acontecendo ou que pode acontecer a qualquer momento. A forma mais efetiva de educar um cão com a voz é ajustar o tom da fala.

Levar o animal para ambientes lotados

Mesmo quando estamos falando de locais abertos, deixar cachorros em ambientes lotados costuma irritar bastante o animal. E apesar de um ambiente cheio de gente acabar causando este tipo de incomodo, um ambiente lotado de outros cães também irrita bastante. Mesmo cães sociáveis costumam se irritar em ambientes onde o espaço precisa ser disputado.

Acordar o cachorro de forma abrupta

Isso é um comportamento que pode irritar qualquer um, mas também incomoda os animais. Ou seja, nada de acordar o seu cachorro gritando, especialmente quando estamos falando de animais mais velhos.