Por Rodrigo Duarte

publicado em Comportamento

Esta é uma pergunta que todo o dono de cães se faz quando pretendem realizar uma viagem de avião com seu animalzinho de estimação, se é possível levar o cão junto na cabine.

Como viajar com o cachorro na cabine do avião

Tudo depende bastante, por isso é importante termos o conhecimento de alguns fatores e cuidados necessários, afinal de contas, se o cão for como uma forma de bagagem acompanhada, ele poderá ir junto de seu dono, em um mesmo voo, podendo inclusive ir na cabine ou não.

O que é permitido na cabine de passageiros?

Somente os cães e gatos são permitidos, outros animais de estimação não podem ser transportados. Além disto o animal deverá estar totalmente vacinado e com carteirinha de vacinação atualizada.

A idade mínima para a viagem do pet deverá ser de três meses, além disto, o animal deverá estar limpo, saudável e sem odor fétido.

É permitida a condução de apenas um animal por passageiro, e um animal por fileira de assentos.

Como viajar com o cachorro na cabine do avião

Pode haver apenas quatro animais por voo, e a solicitação deverá ser feita com pelo menos três horas de antecedência.

O cão ou o gato deverá pesar no máximo 10kg, e o kennel, ou seja, a caixa de transporte, deverá ser acomodado abaixo do assento da frente do passageiro, de forma preferencial em assentos localizados na janela.

Durante a viagem deverei sedar o meu cão?

Não, os cães e gatos não precisam receber sedativos ou mesmo tranquilizantes antes de voar. Sua capacidade natural de se equilibrar e manter o equilíbrio fica alterada no efeito do sedativo, o que poderá inclusive ser perigoso quando o kennel for transportado em via aérea.

Os animais de estimação que viajam tanto em cabine como em bagagem despachada ficam mais expostos a uma maior pressão de altitude, o que poderá gerar problemas respiratórios e cardiovasculares nos animais quando sedados ou em efeito de tranquilizantes.