Fofuxo.com

É verdade que gatos se apegam somente a casa?

Será que os felinos realmente tendem a ficar na casa de costume ou ele acompanha seus donos?

Uma das maiores preocupações dos donos de gatos acontece no momento que ele precisa se mudar de casa ou apartamento. Geralmente existe todo um trabalho de sociabilização para que o felino se acostume com aquela residência, procedimento que também envolve, muitas vezes, a castração, que faz com que os gatos deixem um pouco de ter o comportamento noturno que costuma ter.

É verdade que gatos se apegam somente a casa?

Mas o principal fator que causa medo nos donos está relacionado as histórias de que os gatos acabam se apegando muito mais a casa onde está acostumado a viver do que efetivamente aos seus donos. Existem muitos relatos de pessoas que acabam trocando de endereço juntamente com seus gatos e eles simplesmente acabam fugindo da nova residência.

Como a grande maioria das histórias e dos “boatos” em relação ao comportamento dos animais domésticos, as histórias não são 100% verdadeiras mas também possuem um fundo de verdade.

Acostumado com a casa

É verdade que os gatos são muito apegados a casa onde ele vive e muitas vezes pode se mostrar um tanto quanto resistente as mudanças. Mas vale lembrar que um dos principais elementos que faz com que estes felinos sejam apegados a sua residência é justamente o fato de ali morarem seus donos também.

É verdade que gatos se apegam somente a casa?

Nem sempre os gatos vão tentar fugir quando eles se mudam para um novo endereço, mas para os felinos que costumam dar seus passeios noturnos, pode ser que ele acabe procurando a sua residência antiga ao invés da nova. Mas os motivos não estão relacionados somente aos gostos dos gatos, e sim ao costume.

Uma vez que os gatos estão acostumados a seguir um determinado caminho para chegar na sua antiga casa, eles tendem a procurar estes mesmos caminhos, até o momento que ele se acostuma com a casa nova. Caso a mudança aconteça para um endereço próximo, a chance dele ser encontrado no antigo endereço caso se perca é grande.

Dicas para evitar que o gato perca o rumo

Quando nos mudamos para um novo endereço existe um período de adaptação que algumas pessoas até mesmo podem acabar se perdendo. Com os gatos acontece a mesma coisa. Portanto, uma dica interessante seria começar a liberar seus gatos aos poucos para os passeios, de preferência acompanhando eles até um certo ponto nas primeiras investidas.

Também não deixe o gato sair logo depois da mudança, já que este período geralmente costuma ser de muito estresse para os felinos. 

Postado em .


Pela Web

Comentários